Ir para o conteúdo

Prefeitura realiza tarde de atendimentos na USF Gentil Perdomo em alusão ao Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Devido a sua relevância, a Prefeitura de Rio Branco realizou, nesta sexta-feira (1°), na Unidade de Saúde da Família (USF) Gentil Perdomo, uma tarde de atendimentos voltados, exclusivamente, para os homens.

Segundo a coordenadora da USF, Roberta de Lima, os atendimentos estão voltados ao público masculino.

“A gente vai estender o horário até a noite para podermos obter um número grande de atendimento aos homens e demonstrar para eles o quanto é importante cuidar da saúde. Então, a gente montou essa estratégia de horário com a equipe completa, são três médicos para atender o grande número do público masculino”, destacou.

O foco da campanha é voltado para a identificação precoce do câncer de próstata para que o tratamento seja eficaz e reduza os riscos de mortalidade. Também é preciso ressaltar a importância dos hábitos saudáveis e dos cuidados com a saúde.

“A gente tem que pensar em saúde sobre vários aspectos, sobre saúde física, mas também sobre saúde mental. É importante cultivar os hábitos de prática regular de exercício, pelo menos três vezes por semana, 30 minutos de caminhada, uma corrida, mas desde que seja prática regular, não apenas esporádica. Assim, a atividade física é super importante, a questão da alimentação saudável também”, ressaltou o enfermeiro da Unidade, Izaul Luna.

Além das consultas médicas, também foi ofertado o atendimento com os enfermeiros, dentistas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e vacinas. Para os homens presente à ação, a prefeitura está de parabéns por estar realizando essa tarde de cuidados com a saúde deles, e também pela mesa de jogos que faz com que o tempo de espera não seja um problema.

“Estou gostando, porque é dever de cada pessoa ao sentir alguma coisa, não guardar doença, principalmente os homens, que quase não tem tempo, as mulheres são diferenciadas porque vão a cada três meses, sempre estão indo, mas os homens são mais despreocupados eu até reconheço o meu erro, mas tá tudo bem”, explicou o aposentado, Antônio Floripe.

Outras notícias...