Com a brusca queda da temperatura que atingiu nossa capital nas primeiras horas da terça-feira (13), alcançando a mínima de 13 graus, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), intensificou as ações para amparar as pessoas em situação de rua e atender as necessidades mais imediatas.
A primeira iniciativa foi lançar a campanha solidária de arrecadação de agasalhos e cobertores para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), na tentativa de garantir que essas pessoas enfrentem o clima frio com o mínimo de conforto e segurança, minimizando os impactos negativos em sua saúde.
Para entregar as doações arrecadadas na campanha, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), todas as noites, circula por diversos locais da capital onde geralmente se concentra a população que vive nessa situação. Somente nas duas primeiras noites, mais de 100 pessoas foram localizadas e receberam as doações. O Lions Club, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) e a sociedade civil, contribuíram com a ação.
Na unidade de Acolhimento Dona Elza, localizada no bairro Cidade Nova, único equipamento de acolhimento destinado às pessoas em situação de rua em Rio Branco, todos os abrigados também receberam cobertores e agasalhos.
Em relação à segurança alimentar, além das duas refeições (café da manhã e almoço) já servidas diariamente no Centro Pop, a Prefeitura iniciou também na tarde de quarta-feira (14), a distribuição de sopa no jantar, buscando garantir nutrição adequada, visto que a carência nutricional pode os tornar ainda mais vulneráveis. Cerca de 200 pessoas estão sendo beneficiadas por dia com o alimento.
De acordo com a coordenadora do Centro Pop, Liberdade Leão, a entrega de cobertores e de alimentos é fundamental para a sobrevivência das pessoas que estão em situação de rua.
“Todas as ações que a Prefeitura está executando, neste período de friagem por meio do Centro Pop e da abordagem social, são ações que realmente salvam vidas”, ressaltou.
Ivan Ferreira, diretor de Assistência Social da SASDH, ressaltou a importância da gestão municipal agir rapidamente em momentos delicados.
“Estamos dedicados integralmente, seguindo orientações do Prefeito Tião Bocalom, para oferecer o auxílio imediato às pessoas em situação de rua durante esse período de temperaturas baixas. O Centro Pop está garantindo que tenham acesso à alimentação e agasalhos adequados para enfrentar o frio”, afirmou.
A campanha de arrecadação de cobertores e agasalhos continua em andamento. Àqueles que desejarem contribuir podem entrar em contato pelo telefone 9 9943-305 ou dirigir-se diretamente ao Centro Pop, onde serão recebidos com gratidão e reconhecimento pela equipe da unidade.
Centro Pop: Rua Benjamim Constant, 1210 – Centro. Funcionamento de 8h às 17h.