Prefeitura de Rio Branco promove ação em alusão ao mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Campanha tem objetivo de mobilizar, sensibilizar e conscientizar à população (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) realizou nesta quarta-feira (14), na praça da Revolução, a abertura do Junho Violeta, campanha dedicada a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.

A campanha tem o objetivo de desenvolver ações de mobilização, sensibilização e conscientização da população no âmbito do município de Rio Branco, sobre todos os tipos de violências contra à pessoa idosa e tem como símbolo um pequeno laço de cor violeta.

Segundo a secretária municipal da Secretaria de Asistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Suellen Araújo, a ação busca conscientizar essa questão social que é global, pois afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e merece a atenção da sociedade.

“A nossa gestão preza pela dignidade e o respeito. Então a população idosa precisa de informações porque quando a gente fala em violência, achamos que só tem a física, mas também existe a psicológica, patrimonial e o idoso confunde muito em relação ao amor e carinho das pessoas que estão tentando ajudar e quem de fato tem o interesse de assistí-los bem”, explicou.

Para celebrar a vida, a prefeitura realizou o baile dos idosos. Cada um mostrou seu talento como o seu Marcelo Altino, de 84 anos, que mesmo longe da tenda, dançava ao som da música.

Além disso, eles contaram com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no atendimento de auriculoterapia, massagem e vacinação. A ação foi cheia de alegria, cuidado e respeito.

“A Secretaria Municipal de Saúde já desenvolve ações anuais voltadas às pessoas idosas que vão desde o atendimento em saúde até as ações de promoção e prevenção. Os grupos de educação na saúde são um foco da atenção primária em que os idosos se reúnem, compartilham experiências e nesses momentos essa temática é bastante abordada”, declarou.

Quem também esteve presente no evento foi o delegado Getúlio Monteiro, titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, que parabenizou a prefeitura por realizar essa importante ação que traz o idoso para o centro do tema e faz com que ele seja ouvido de forma mais efetiva.

“A Prefeitura de Rio Branco é um grande ator neste combate à violência da pessoa idosa tanto na questão da assistência social, quanto na questão de apoio a casa de acolhimento como o Lar dos Vicentinos. A população idosa às vezes fica à margem das discussões da sociedade e é importante corrigir esse erro e colocar no centro das discussões a demanda dos idosos que não são poucas”, enfatizou.

Dona Marisa tem 75 anos e falou sobre a importância de ações como essa para conscientizar os idosos a tomarem coragem para fazer a denúncia. Ela aproveitou para agradecer pelas atividades ofertadas no Cras da Sobral para a terceira idade.

“A minha amiga me convidou para participar, eu fui, gostei e agora estou lá nos dias que tem atividade, tenho marcapasso no coração e fiz uma cirurgia de mama, mas estou curada e aqui para participar de todos os eventos que me convidarem, muito obrigada”, disse.

Caso você seja um idoso ou conhece algum que está sofrendo qualquer tipo de violência vá até a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso ou ligue nos números 100 para denunciar violação de direitos humanos, 181 para a Polícia Civil ou em caso de flagrante, disque 190 para a Polícia Militar.

Outras notícias...