Prefeitura garante recurso para implantação do sistema de abastecimento de água na comunidade Vila Verde

Gestão busca priorizar zonas urbanas e rurais (Foto: Assecom)

A comunidade Vila Verde, localizada no Km 58 – estrada Transacreana, foi considerada em 2015, pela antiga gestão da Prefeitura de Rio Branco, zona urbana. Com mais de 149 imóveis entre residências, instituições públicas e instituições religiosas, assim como, 120 famílias que habitam o local, a atual gestão do prefeito Tião Bocalom tem investido na infraestrutura da comunidade e  vem realizando um levantamento para a implantação de um sistema de abastecimento de água.

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), constatou que a Vila Verde não possuía saneamento básico. A maioria das famílias utilizavam banheiros improvisados e captavam água, proveniente de poços já perfurados no local, de forma manual, em baldes. Em novembro deste ano, a prefeitura conseguiu viabilizar um recurso de 1,5 milhão de reais para os moradores da vila, por meio do deputado federal Coronel Ulysses (União Brasil).

Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb realizou uma visita técnica ao local para vistoriar e planejar a construção de uma estação compacta de tratamento de água, além da implantação da rede de distribuição para as residências.

Segundo o diretor a gestão atual da prefeitura busca priorizar zonas urbanas e rurais que necessitam de atenção do poder público.

“Esta ação atende aos moradores da Vila Verde, levando água potável, considerando também, as alterações climáticas que afetam a todos. Assim como essa comunidade, a prefeitura planeja atender zonas urbanas e rurais.”

O Saerb tem buscado também recursos que beneficiem a população com um melhor sistema de abastecimento de água, através do PAC, empréstimos e emendas.

“Morar no Acre ou na Amazônia não quer dizer que tenha água. Em muitos cantos é pior do que o sertão nordestino. Por isso, continuamos atrás de recursos que possam nos ajudar com o sistema de água e, consequentemente, ajudar o município.”