Prefeitura realiza contação de história como ferramenta de sensibilização na educação ambiental

Ação visa informar, de maneira divertida às crianças sobre a importância da preservação da natureza (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), busca através das contações de histórias, propagar a educação ambiental e assim gerar sensibilização nas crianças para terem cuidado com o meio ambiente.

Na escola Drª Ana Turan Machado Falcão, no bairro Quinze, a equipe da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal (EAHFLOR), contou a história da Árvore Generosa de Shel Silverstein.

Wellton: “A intenção é informar de maneira divertida às crianças” (Val Fernandes/Assecom)

Segundo o agente ambiental da Semeia, Wellton Nilo, a intenção do EAHFLOR é informar, de maneira divertida às crianças desde a pré-escola, sobre a importância da preservação da natureza para a construção e transformação da sociedade.

“Através dessas atividades lúdicas, elas conseguem entender a importância da educação ambiental em nosso convívio.”

Ana: “As crianças adoram e sempre participam” (Val Fernandes/Assecom)

A atividade pretende incentivar a interdisciplinaridade dos assuntos tratados nas escolas, unindo interpretação teatral junto ao cenário caracterizado ao tema sobre o meio ambiente, usando como ferramenta a contação de histórias para incentivar a conscientização, conservação e o cuidado com o meio ambiente.

“As crianças adoram e sempre participam. Cada vez que a equipe vem é um tema diferente, então, elas já esperam. Quando falamos que o pessoal do meio ambiente vem aqui, todos ficam animados porque sabem que vem coisa boa e nós só temos a agradecer porque eu acredito que as escolas devem abrir as portas para esse tipo de aprendizado, porque é das nossas sementinhas que vão crescer as árvores”, destacou a coordenadora da escola, Ana Carolina.

Ao final da atividade as crianças se divertem com as brincadeiras realizadas pela equipe, mas o aprendizado do dia foi entendido pelos pequenos, como disse Maria Eloah de 5 anos.

“Todo mundo tem que cuidar do meio ambiente.”

Outras notícias...