
A Prefeitura de Rio Branco entregou, nessa terça-feira (21), a obra de contenção na rua Joaquim Falcão Macedo, que liga cerca de 16 bairros da parte alta da cidade. A rua é uma das principais da regional das Placas e São Francisco, sendo utilizada diariamente por milhares de pessoas.
De acordo com o autônomo, Ricardo Silva, nascido e criado no bairro das Placas, foram mais de 17 anos de transtornos, quatro gestões passaram e nenhuma resolveu o problema. Agora a atual gestão aceitou o desafio.

“Os transtornos eram porque já aconteceram vários acidentes. uma vez uma mulher caiu ali dentro. Ficou bom, quero parabenizar, porque outras gestões não faziam, não tinham feito nada. Agora, graças a Deus, saiu.”
Durante todo esse período em que a rua esteve parcialmente interditada, até a linha de ônibus parou de circular. Foram necessárias rotas alternativas e mais longe, sem contar os acidentes.
“Aqui não podia passar caminhão, pois tremia tudo. Também era pouco espaço para os carros. Isso era ruim demais e o ônibus que percorriam aqui, não faziam mais o percurso”, frisou a autônoma, Raiane Marcelino.
Para garantir a qualidade na obra, foi feita a construção do muro de contenção, utilizando técnicas modernas e materiais de alta qualidade como uma manta para evitar desmoronamento. Na encosta, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) plantou várias mudas de Ipê e bambu como ornamentação e, ainda, ajuda na conteção.
“A gente recompôs o corpo de aterro, utilizamos uma malha de contenção, uma geogrelha, que a gente chama na engenharia, e essa foi recolocada aqui para dar maior estabilidade, e o que a gente tem quase certeza é que vai manter esse trecho por um longo tempo”, explicou o diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).
Na solenidade de entrega da via, o prefeito de Rio Branco foi recebido com sentimento de gratidão pelos moradores. Em seu discurso, o gestor disse que na gestão passada, a obra estava orçada em 4 milhões de reais, na correção atual, o valor chegava a pouco mais de 7 milhões. A prefeitura conclui a obra em 500 mil reais com recursos próprios.
“A nossa gestão tem um compromisso muito grande com a população. E obras como essa e outras que nós já fizemos, são obras que a população esperava já há anos. Essa, segundo os moradores, é uma obra de mais de 18 anos que já adentrou até a estrada, tanto ao ponto que deixou até de passar ônibus aqui há muito tempo”.
Em continuidade aos serviços serão concluídos nos próximos dias as calçadas e o serviço de tapa-buracos ao longo de toda a via.
“Fizemos uma obra, que está orçada em mais de sete milhões de reais, em torno de 500 mil reais. Eu fico feliz, pois é assim que a gente trata bem dinheiro do povo”, concluiu o prefeito.