Prefeito participa da escolha dos líderes do Fórum das Cidades Amazônicas

Videoconferência contou com mais de vinte prefeitos brasileiros e de países vizinhos (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O Fórum de Cidades Amazônicas é o órgão de representação dos governos locais amazônicos, junto à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Tem os seus princípios definidos na Carta de Belém, documento que estabelece as bases da cooperação e articulação entre as cidades da Amazônia legal, no sentido do desenvolvimento sustentável.

O prefeito Tião Bocalom participou, na tarde desta quinta-feira (9), de uma videoconferência com mais de vinte prefeitos brasileiros e de países vizinhos, na escolha das lideranças do fórum. Na ocasião foram eleitos o presidente, o primeiro vice-presidente e o segundo vice que irão representar as cidades amazônicas nos fóruns internacionais.

“É um fórum muito significativo, e que a nossa Amazônia precisa mostrar a cara. Nada melhor do que os prefeitos que estão na ponta, que cuidam realmente das cidades, para poder dizer para o mundo como é que deve ser o nosso desenvolvimento. As pessoas daqui também precisam ter qualidade de vida, como se tem na Europa, em São Paulo e em vários outros lugares. Nós temos uma grande cobertura florestal, mas também, nessa grande cobertura florestal, nós temos também as cidades e as cidades são onde concentram praticamente quase 80% da população da Amazônia, estão morando em cidades. Por isso o Fórum das Cidades Amazônicas”, explicou o gestor da capital.

O prefeito disse que a união dos gestores da Amazônia legal fortalece o desenvolvimento regional e soma força para que o cidadão da Amazônia tenha qualidade de vida.

“Vamos mostrando para o mundo que para o nosso desenvolvimento realmente ser verdadeiramente sustentável, nós precisamos que o mundo nos ajude, que olhe para cá, não olhando apenas para as matas, mas que olhe também para os seres humanos que aqui estão, e qualidade de vida para esses seres humanos”, concluiu o prefeito.