
A Prefeitura de Rio Branco recebeu nessa quinta-feira (26), uma equipe de vereadores de Nova Mamoré, que vieram conhecer a logística da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), que fica na capital acreana. Existe interesse por parte deles de implementar uma unidade dessas também no município rondoniense.

A Utre tem se tornado referência para os demais estados devido a sua preocupação em relação ao tratamento dos resíduos sólidos que chegam a todo momento na unidade. Através dessa conscientização a municipalidade promove a sustentabilidade ambiental e evita a contaminação de recursos naturais como solo, água e ar.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Mamoré, André Luís Baier, a prefeitura está de parabéns em estar realizando esse excelente trabalho que vem para beneficiar diretamente à população.
“Viemos conhecer o aterro sanitário e o processo que vocês desenvolveram aqui. O intuito maior é de tomarmos ciência do processo que foi feito, quais foram os resultados, pontos positivos e claro, levar isso para o nosso município e poder implantar. Quero parabenizar esse belíssimo trabalho que está sendo feito da compostagem e o empenho e receptividade em nos mostrar todos os caminhos a serem seguidos.”

O diretor da Utre, Kemmil Lima, explicou sobre o funcionamento da unidade de compostagem e o diferencial dessa gestão é que além de economizar na aquisição de insumos para a Semeia, também vai atender os pequenos produtores.
“Nós estamos agora em uma fase muito especial do nosso tratamento de resíduo que foi a otimização do espaço e melhoria em nosso processo de compostagem, isso fez com que nós quadruplicássemos a nossa produção atendendo a secretaria e posteriormente, iremos atender um pedido muito especial do prefeito que era o fornecimento deste composto para os pequenos produtores, ano que vem será muito especial porque nós iremos começar a fornecer esse composto para os pequenos produtores.”
Para o subsecretário da Semeia, Emerson Leão, essa visita é reflexo do trabalho sério que vem sendo executado pela prefeitura. O gestor destacou que o aterro sanitário de Rio Branco está dentro de um dos melhores da região norte.
“Para gente é um orgulho imenso estar trocando essas experiências com eles, certamente estaremos visitando ano que vem o município de Nova Mamoré. Eles também vieram para conhecer o modelo de gestão do aterro sanitário que é a nossa Utre e para nós é satisfatório saber que estamos chamando atenção de outros estados para estarem visitando as nossas instalações”.