Ir para o conteúdo

Prefeitura realiza ação de conscientização do Outubro Rosa no Restaurante Popular

Campanha é dedicada à prevenção e conscientização para o controle do câncer de mama (Foto: Assecom)

Para compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a quarta edição da “Roda de Conversa no Restaurante Popular”, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), nesta terça-feira (24), adotou o tema “Outubro Rosa”.

Outubro Rosa é uma campanha dedicada à prevenção e conscientização para o controle do câncer de mama. O nome remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lohany Cristiny, palestrou sobre o tema, destacando o autoexame como forma eficaz de prevenção. A atividade também ressaltou a importância da qualidade na alimentação e a realização periódica da mamografia.

Integrando os serviços de saúde e assistência social, a equipe da Urap Hidalgo de Lima disponibilizou aplicação de vacinas antitetânicas, influenza, hepatite b, além de aferição de pressão, teste de glicemia e massagem laboral. Teve ainda o agendamento do exame preventivo de colo do útero (Pccu), que serão realizados na própria Urap, em dia e horário pré-definido.

“Como estamos no outubro rosa, precisamos trabalhar a conscientização e a prevenção, e para isso, estamos realizando parcerias para que as ações saiam das unidades de saúde e busquem as pessoas que acessam outras políticas públicas, alcançando e conscientizando mais mulheres”, explicou Estevão Brasil, enfermeiro da Semsa.

Ao final os participantes compartilharam uma deliciosa baixaria e todos receberam uma maçã do amor como simbolismo ao amor próprio e o autocuidado.

Restaurante Popular de Rio Branco

Conhecido por proporcionar refeições saudáveis, com qualidade e a preço acessível, o Restaurante Popular vem se consolidando como um espaço participativo, de diálogos construtivos, dinâmicas e informações sobre saúde e nutrição, focadas na qualidade de vida dos idosos, que é maioria entre os beneficiários da unidade.

Para Márcia Andreatto, o Restaurante Popular está indo muito além das refeições, ofertando humanização e dignidade, acolhendo com amor, prestando assistência e levando conhecimento para que nossos beneficiários tenham mais qualidade de vida.

 “O Restaurante Popular deixou de ser apenas uma bandeja de comida. Estamos dando voz e aproximando a comunidade com esse projeto das rodas de conversas, desenvolvido dentro da unidade para que de fato, a informação e os benefícios cheguem aos nossos usuários”, garante Márcia.

A quarta edição do “Projeto Roda de Conversa” mais uma vez cumpriu seu objetivo de criar um espaço de diálogo e reflexão, fortalecendo os laços comunitários e promovendo o cuidado com a saúde mental e o bem estar.

O Restaurante Popular está localizado na Rua Oswald de Andrade 184, no bairro Sobral. Está aberto ao público no almoço, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h e fornece diariamente cerca 550 refeições. O valor da refeição é de R$ 2. A instituição é administrada pela SASDH.

Outras notícias...