Prefeitura participa de reunião com Ministério das Cidades e Frente Nacional de Prefeitos

Ponto central da reunião foi a apresentação do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e Infraestrutura (Foto: José Leíndio/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, participou, na tarde desta segunda-feira (23), de uma videoconferência com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Ministério das Cidades (MCID). O objetivo foi discutir a situação do transporte público nos municípios do Brasil.

O ponto central da reunião foi a apresentação do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana e Infraestrutura que visa impulsionar o desenvolvimento sustentável. O programa abrange dois eixos fundamentais: a renovação da frota de ônibus e o investimento em infraestrutura e mobilidade urbana, com foco nos corredores de ônibus, terminais e estações de passageiros.

Uma das propostas mais significativas desse novo PAC é o financiamento para a troca da frota de ônibus, com taxas de juros que variam de 6% a 9% ao ano. Além disso, há um período de carência de 4 anos e um prazo de quitação estendido há 20 anos. Importante destacar que o financiamento para infraestrutura estará disponível apenas para municípios com mais de 300 mil habitantes.

Essa reunião marca um passo significativo para a melhoria do transporte público nas cidades brasileiras, visando maior eficiência e sustentabilidade. O prefeito  parabenizou o comprometimento do Ministério das Cidades e da Frente Nacional de Prefeitos por essa importante iniciativa de enfrentar desafios urbanos e promover o bem-estar dos cidadãos.

“A Prefeitura de Rio Branco se mantém ativa e comprometida em melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, contribuindo ativamente para essa iniciativa nacional e pretende comprar ônibus elétricos para ir substituindo a frota. Nós temos projetos, já que o Ministério das Cidades está propondo essa linha de crédito com juros de FGTS, não é um juro caro, é um juro bom de se acessar, é a hora correta para poder comprar ônibus na quantidade que for necessária e a gente vai fazer isso. Eu acredito que pode chegar até a 30 ônibus, segundo os levantamentos do banco. O Brasil e o mundo inteiro estão fazendo isso e nós também vamos fazer”, ressaltou o prefeito.