
A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Finanças (Sefin), RBTrans, Emurb e Assessoria de Comunicação (Assecom), promoveu nesta quinta-feira (5), reunião de alinhamento para definir como ficará o trânsito na Estrada Dias Martins durante a construção do elevado, que está prevista para durar 8 meses.
Durante o encontro serão definidas algumas rotas alternativas, a fim de impactar o mínimo possível a trafegabilidade dos usuários que circulam diariamente na Estrada. O secretário municipal de Infraestrutura (Seinfra), Cid Ferreira, destacou que a gestão está empenhada em entregar uma obra bem feita que visa melhorar o trânsito naquele trecho.
“Estamos aqui com o RBTrans, Emurb e outros representantes da sociedade para evitar congestionar mais do que já está. O canteiro de obras em Rio Branco já é realidade. A gestão Tião Bocalom está aí fazendo o trabalho dela e, com toda certeza, isso traz algum impacto na cidade, mas população pode ficar tranquila porque o transtorno passa, mas a obra fica.”
De acordo com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), Benício Dias, toda a malha viária está sendo estudada para que as linhas de ônibus não sejam tão afetadas, tendo em vista que a gestão entende que muitos rio-branquenses fazem uso do transporte público para irem ao trabalho, faculdade ou escola.
“Estamos exatamente para isso, porque o Cid já havia solicitado da RBTrans há 20 dias, nós montamos o mapa de rotas alternativas para apresentar para a população. Inclusive, vamos fazer um teste drive com os veículos do município trafegando por essas rotas para apresentar pra população e assim diminuir o impacto na vida das pessoas.”
O diretor-presidente da Emurb, Assis Benvindo, explicou que todas as equipes já estão nas ruas alternativas fazendo as manutenções necessárias.
“Nós sabemos que a mobilidade urbana é um grande gargalo, não só na cidade de Rio Branco, mas em toda sociedade. Então, essa é a busca do prefeito em melhorar essa parte da mobilidade e a Emurb está aqui. Nós estamos trabalhando em todas as ruas que fazem o contorno dessas grandes obras e busca dar qualidade de trafegabilidade nessas vias.”
O vice-presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Celestino Bento, esteve na reunião representando a categoria. Ele enfatizou que o viaduto vem para melhorar a trafegabilidade da via, principalmente em horários de pico.
“A Dias Martins é uma via muito importante para o comércio, haja vista que várias empresas naquela região e eu tenho certeza que os nossos colegas empresários irão compreender e não serão prejudicados de forma alguma, porque eles (prefeitura) estão buscando alternativas para que seus clientes possam chegar até a loja,”
Uma novidade é que, durante a construção do viaduto, a Prefeitura de Rio Branco vai disponibilizar um canal no site institucional, em até 30 dias, para que os usuários possam acompanhar ao vivo a execução da obra. A ideia é que todas as obras do município fiquem neste canal para que a população possa verificar diariamente o andamento, como detalhou o secretário municipal de Finanças, Wilson Leite.
“O prefeito Tião Bocalom quer deixar transparente toda a execução das obras dele, inclusive nos autorizou a instalação de câmeras para que as pessoas também verifiquem o andamento da obra e o trânsito daquela localidade para que ele possa procurar saídas alternativas para chegar no seu trabalhou ou escola.”