Prefeitura realiza ação especial em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa

Teve música, dança, aeróbica em grupo, atividades físicas de promoção de saúde e lazer (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em todo o mundo no último dia 1º de outubro, a Prefeitura de Rio Branco realizou nesta terça-feira (03), uma manhã de atividades do jeito que eles e elas mais gostam, com música, dança, aeróbica em grupo, entre outras atividades físicas de promoção de saúde e lazer.

A quadra do Calafate se tornou um grande centro de convivência sob a organização da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, que também completou aniversário em 1º de outubro, é considerada idosa toda pessoa com 60 anos ou mais.

O evento foi prestigiado pelo prefeito Tião Bocalom, que fez questão de dar uma pausa na agenda para se confraternizar com o público atendido pela rede de assistência do Município.

Júlia Pereira da Silva, de 62 anos, informou que se não fossem as atividades promovidas pela prefeitura ela ficaria apenas em casa.

“Eu adoro esse grupo dos idosos. A gente curte, a gente sai, é muito bom. Muito bom esse serviço da prefeitura.”

Maria de Nazaré, 73 anos, concorda com a afirmativa: “Eu adoro. Eu vivia totalmente isolada do mundo, sozinha em casa, poucos amigos. Agora sou outra pessoa, tenho outra vida.”

Mas não é somente no Dia do Idoso que a Prefeitura de Rio Branco realiza atividades especiais para essa parcela importante da nossa população. Continuamente são realizadas diversas ações por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e pelo Centro de Convivência para Pessoa Idosa, localizado no bairro Calafate. A estimativa é de que pelo menos 300 pessoas, nessa faixa etária, sejam beneficiadas pelas políticas públicas municipais de atenção à pessoa idosa.

“Nossos serviços são nos grupos de convivência. Temos oito Cras. Temos oito grupos de convivência e a grande novidade é que agora a gente vai estar dando a ordem de serviço da construção do nosso Centro do Idoso lá no Ruy Lino.  Temos outros dois para serem construídos. Os nossos grupos de convivência fortalecem os vínculos, faz com que eles estejam dentro dos nossos serviços e tem essa integração entre os idosos, outros grupos, funcionários. O grupo de idoso do Centro dos Idosos, hoje, faz a união”, diz a secretária da SASDH, Suellen Araújo.

Para o prefeito de Rio Branco, com essas ações a gestão leva dignidade a todas as idades. “São pessoas que, algumas delas, vivem muito sozinhas, quando você traz elas para o ambiente desse daqui aonde ela pode conversar com outros e outras pessoas da idade dela, pode dançar, pode se relacionar, isso é coisa melhor do mundo. Os nossos idosos já deram a sua parcela de contribuição para a nossa sociedade, já trabalharam muito, já criaram filhos, já criaram netos e merecem todo o nosso respeito. O nosso negócio é cuidar de gente”, concluiu Tião Bocalom.

Outras notícias...