
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início nesta terça-feira (3), na URAP Cláudia Vitorino, as atividades em alusão a campanha anual do Outubro Rosa, que tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde na prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O Outubro Rosa visa a conscientização da população, em especial às mulheres, sobre a luta contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a data é celebrada anualmente no décimo mês do ano, compartilhando informações e promovendo a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. A campanha também visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce sobre o câncer de colo do útero.
A abertura contou com a presença da diretora de Assistência à Saúde, representando a secretária Sheila Andrade, Rafaela Brito, servidores e população em geral.
A diretora ressaltou a importância das ações de prevenção ao câncer de mama realizado pela gestão municipal. Segundo ela, ações serão intensificadas durante todo o mês.
“A intensificação das ações de saúde de prevenção do câncer de mama é muito importante, pois são ferramentas como estas que conseguimos diagnosticar precocemente qualquer enfermidade, assim por consequência realizar o tratamento precocemente. Ressaltamos que por determinação da gestão municipal a Secretaria Municipal de Saúde, intensificará durante todo o mês de outubro as ações em alusão ao Outubro Rosa” disse.
Segundo a secretária municipal de Saúde Sheila Andrade, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem às mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos a mamografia de rastreamento, exame que permite identificar melhor as lesões mamárias, reduzindo as chances de morte por câncer de mama.
“Este é um importante exame para a prevenção e rastreamento do câncer de mama, pois consegue detectar a doença ainda em fase inicial. O município dispõe de um mamógrafo que se encontra no Centro de Apoio e Diagnóstico de Imagem (CAD)”
Programação das atividades realizadas pela Semsa:
- 11/10 – 8h30: Urap Rozangela Pimentel – Maria Francisca Ribeiro, S/N, Calafate
- 17/10 – 8h: USF Sebastiana Prado (Figueira/zona rural) – Ramal Limão, Rodovia Ac 90 km 58, Vila Verde – Transacreana
- 19/10 – 8h: USF Deusimar Pinheiro – Altamira, 567, Loteamento Altamira, Placas
- 20/10 – 8h: USF Manoel Bezerra – Rua Padre João Martins, quadra 132 BR 264, Km 05, Cidade do Povo