
Nesta segunda-feira (02), a Prefeitura de Rio Branco realizou o primeiro dia do 2º Encontro de Operadores do Programa Bolsa Família na Educação. Serão dois dias de capacitação e certificação para gestores e pessoal que trabalha diretamente no acompanhamento e controle junto aos alunos das escolas municipais que recebem o benefício.

A gestora do núcleo de frequência escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Marta Pereira, explicou que o encontro tem como objetivo principal repassar informações aos 236 operadores do benefício dentro da regional, o que acontece uma vez por ano.
“De dois em dois meses temos a coleta, que é diretamente do sistema do MEC [Ministério da Educação]. A coleta é feita online sobre a frequência dos alunos, a quantidade de faltas que eles têm. A frequência trabalha com três funcionalidades: da educação, a saúde, assistência social porque o Bolsa Família tem essas três funcionalidades”, detalhou.
Para receber o Bolsa Família mensalmente, um dos principais critérios observados é justamente a frequência das crianças das famílias beneficiadas nas escolas e à Seme cabe a responsabilidade de fazer o acompanhamento das presenças e das faltas dos alunos da rede municipal de Ensino.
“A criança que tiver a partir de seis faltas, a gente direciona essas faltas diretamente para o MEC”, completou a gestora.
Também participaram do encontro representantes da Defensoria Pública que atuam no acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade. Joerlândia Pinheiro, coordenadora administrativa do Projeto Rhuamm disse que hoje existe uma rede humanizada que trabalha na proteção de meninos e meninas vítimas de violência.
“Nós atuamos em todo o contexto de falta e negligência escolar. O projeto foi criado para atuar dentro das escolas e temos feito esse trabalho na rede municipal por conta da faixa etária de idade que a gente atua que é, segundo o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente], de 0 a 12 anos incompletos”, observou a coordenadora.
O encontro está sendo realizado no auditório da Seme e encerra-se nesta terça-feira (03), às 17 horas.