
Em Rio Branco para ministrar palestra no Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, esteve em visita de cortesia ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, na tarde desta sexta-feira (29).
Durante o encontro no gabinete do prefeito, o ministro ressaltou a importância de se trabalhar boas práticas de governança na gestão municipal e enalteceu o Município de Rio Branco como referência para os demais municípios do Acre.
“Aqui está a capital e o Tião Bocalom. Eu senti que ele tem uma coisa muito importante para a governança que é a disciplina e tem transparência, senti que ele é muito transparente, mas além disso nós temos que projetar Rio Branco para o futuro e o Acre para o futuro. Eu vejo que o Acre é um bom case, é um bom trabalho para ser feito uma boa experiência para ele disseminar em todos os municípios do estado”.
Na pauta da reunião, foram descritos alguns pontos do Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov), lançado em Rio Branco durante o seminário. Trata-se de um programa que tem como finalidade a capacitação de servidores e de gestores públicos nos municípios brasileiros, realizado por meio do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), entidade mantenedora da Rede Governança Brasil (RGB), com o apoio de parceiros.
No Acre, a ação é fruto de uma colaboração entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC -AC), e do Conselho Regional de Administração do Acre (CRA-AC), Conselho Regional de Administração do Acre, cujos representantes também se fizeram presentes na reunião entro ministro e o prefeito.
Para o gestor, os princípios de governança são fundamentais para uma melhor administração pública.
“Eu sempre disse para os nossos servidores e secretários que não sujem seu CPF porque eu não quero sujar o meu. Então esse modelo de governança que o ministro vem trazer para nos oferecer de forma gratuita é muito importante porque eu já conhecia o programa apresentado por ele e pedi para nossa equipe que iniciássemos um processo para implantar aqui o sistema de governança para que pudéssemos trabalhar de forma transparente e gastar bem o dinheiro público”.
Ao final do encontro, o prefeito entregou algumas lembranças ao ministro, uma placa oficial da Prefeitura de Rio Branco e lhe ofereceu o legítimo açaí da região.