Prefeitura de Rio Branco realiza Oficina no Centro Cultural Taquari

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB) iniciou nesta quinta-feira, 14, no Centro Cultural Taquari, a Oficina de Confecção Pau de Chuva, sob a coordenação dos instrutores Gilson Robes e Alex Felinto e participação especial do Mestre Matraca. O projeto é realizado por meio do Edital de Arte e Patrimônio Cultural da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Durante dois dias cada um dos 15 participantes fará seu próprio instrumento, que lhes pertencerá ao término da oficina. “ O projeto é realizado junto à comunidade do bairro Taquari, como uma forma de as pessoas terem acesso à cultura, por meio da técnica de confecção desse instrumento indígena que é próprio da nossa região. Cada aluno vai confeccionar e levar para casa o seu próprio pau de chuva”, destacou o instrutor, Alex Felinto. “É muito importante para nossa comunidade ver a nossa juventude participando, pois é através de oficinas que estamos tirando muitas pessoas das ruas e trazendo para fazer cursos, dando oportunidade para irem mais longe e enxergarem novos horizontes”, enfatizou um dos participantes, Pedro Feitosa. Pau de Chuva O Pau de Chuva é um instrumento de percussão de origem indígena que reproduz o barulho da água da chuva. Tradicionalmente, sua confecção baseia-se em um trabalho artesanal envolvendo o bambu, mas também pode utilizar outros materiais. Com sua difusão para além das aldeias indígenas, passou a ser utilizado como instrumento de percussão em diversas outras linguagens culturais. Seguindo o protocolo de segurança da Covid-19, o espaço cumpriu as medidas do distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel.

Continue lendo

Prefeitura e MPE se reúnem para tratar da reversão do Depasa para o município

O prefeito Tião Bocalom, o secretário de Planejamento e Casa Civil, Artur Neto, e da procuradora-geral do município, Francisca Araújo, estiveram reunidos com a procuradora-geral do estado, Kátia Rejane e os promotores Sammy Barbosa e Vinícius Evangelista, na manhã desta quinta-feira, 14, no Ministério Público Estadual (MPE-AC). Em pauta, a reversão do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) que atualmente está sob responsabilidade do estado. A intenção é de que fique com o município. A prefeitura busca o entendimento do MPE de que algumas atitudes deverão ser tomadas em relação a esse processo como por exemplo, casos de inadimplência devem ser punidos de acordo com o previsto em Lei. O prefeito Bocalom foi ouvir, também, a opinião e sugestões do MPE sobre o assunto. “Temos dois caminhos: A privatização ou a reversão do Depasa para o município. Eu estou disposto a receber e administrar, mas preciso que as instituições estejam dispostas a ajudar nesse processo”, disse o prefeito.

Continue lendo

Secretaria de Zeladoria da Cidade entrega kits aos garis, margaridas e roçadores do Município

A secretaria municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC) entregou, nessa quarta-feira, 13, kits de fardamento para os garis, margaridas e roçadores que trabalham na limpeza e conservação urbana de Rio Branco. São 53 kits compostos por calças, bota e blusas. Segundo o secretário Joabe, a secretaria está trabalhando intensamente para proporcionar o melhor para os colaboradores e essa ação demonstra o cuidado com a classe, importantíssima para Rio Branco. “A classe dos garis, margaridas e roçadores é muito admirada por minha gestão. Eles são muito importantes, fundamentais. São eles que mantêm nossa cidade limpa e organizada. A equipe de colaboradores da SMZC está de parabéns! Juntos estamos fazendo uma cidade cada dia melhor”, frisou Joabe Lira.  

Continue lendo