Defesa Civil – COMDEC

MAJOR BOMBEIRO MILITAR FALCÃO
Coordenador Municipal da Defesa Civil
(68) 3224-4932 (Ramal 215) | claudio.souza@riobranco.ac.gov.br
Endereço: Travessa Campo do Rio Branco, nº 412 – Bairro Capoeira – CEP 69.905-022

 

 

Cláudio Falcão de Sousa, nasceu na cidade de Rio Branco-AC, em 11 de junho de 1970. Filho dos agricultores Sr Clodoaldo Tavares e Sra. Maria Falcão. É casado com a Sra. Elizabeth Torquarto Farias Falcão, e pai de duas filhas, Lucibeth e Ádria.
Aos dez anos de idade deixou a casa de seus pais e foi em busca de melhores estudos, pois seu objetivo era formar-se professor. Aos 18 anos ingressou no curso de Geografia (Bacharelado) – UFAC. Em seguida casou-se e foi aprovado simultaneamente em três concursos públicos. Escolheu seguir carreira militar e foi realizar o curso de formação de sargentos no Rio de Janeiro-RJ, concluindo o curso em 1991. Ingressou no curso de Letras Vernáculo (Licenciatura Plena) UFAC. Aperfeiçoou-se em Recife-PE (1997). Realizou o Curso de Habilitação de Oficiais (2004) em Natal-RN, aperfeiçoando-se também na carreira do Oficialato na mesma cidade (2012). Atuou como professor nas redes de ensino estadual, municipal e particular por 14 anos.

Possui especializações e formações na área militar, como: socorrista internacional, polícia judiciária militar, negociador em ocorrências com reféns, agente de inteligência 9ABIN), combate a incêndios, salvamentos, dentre outros.

Atuou na Força Nacional de Segurança no Batalhão de Pronta Resposta (Brasília-DF), e é instrutor militar nos cursos de formação de soldado, cabo e sargentos e curso de aperfeiçoamento de sargentos (Polícia Militar e Bombeiro Militar). Atuou nas diversas áreas administrativas da corporação BM, destacando-se, nos últimos anos, como chefe da comunicação social, chefe do cerimonial e porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Em 2021, convidado pelo gestor do poder executivo do município, deixa o Corpo de Bombeiro e assume a Defesa Civil de Rio Branco.