Logo da Prefeitura

Prefeitura de Rio Branco oferece atendimento psicossocial totalmente humanizado no Caps II Samaúma

Por 

|

às

Compartilhe:

Caps samauma foto val fernandes 28
Caps possui uma equipe formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais de saúde (Foto: Val Fernandes/Assecom)

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas, no mundo, vivem com algum transtorno mental, potencialmente agravado pela pandemia de covid-19.

emenda parlamentar foto val fernandes 17 1
Centro oferece recursos terapêuticos tradicionais, além de uma gama de atividades (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Por isso, com o lema “Olhar para o ser humano além do seu diagnóstico”, o Centro Psicossocial de Rio Branco, o Caps II Samaúma, localizado no bairro Morada do Sol, oferece recursos terapêuticos tradicionais, além de uma gama de atividades como oficinas de música, dança, arteterapia e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Inaugurado em novembro de 2018, o Caps II Samaúma possui uma equipe formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que realizam tratamento clínico e formam grupos terapêuticos tradicionais.

foto val fernandes samauma e1674684280615
Daniela: “às sextas-feiras é dia para tratar de nós” (Foto: Val Fernandes/ Assecom)

O Centro funciona de segunda a quinta-feira das 7h às 17h. Às sextas-feiras são destinadas aos profissionais do Caps, haja vista que, para cuidarem de transtornos mentais e sofrimento psíquico dos clientes, como são chamadas as pessoas que recebem atendimento do local. A equipe também precisa estar psicologicamente bem, como explica Daniela Matias, gestora do Caps II Samaúma.

“Tiramos esse dia para tratar de nós mesmos, o dia de cuidar de quem cuida. Nós focamos na saúde mental do servidor. Então são realizadas atividades, como também algumas práticas integrativas e atividade física. É importante você estar bem para oferecer melhor qualidade de atendimento aos clientes que vêm em busca do serviço”, esclareceu.

A gestora aproveitou para mostrar a horta criada pelo Grupo de Sociabilidade, mantida pelos clientes que, enquanto cuidam das verduras, trabalham a interação. Além disso, Daniela explicou como funciona a sala “Acolhimento Dia”, voltada aos que chegam na unidade em crise.

d87f66cd 2ab4 4c4f 8f91 e89a51fbc086
Horta criada pelo Grupo de Sociabilidade (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Caso precise ser realizada uma intervenção em crise, existe a sala em que eles podem descansar e passar o dia. Como o Caps funciona o dia todo, oferecemos três refeições: merenda 9h, almoço e merenda às 16h”, disse.

Segundo a psicóloga Marta Leonor, o Centro recebe clientes a partir de 14 anos, onde o primeiro atendimento, chamado de Acolhimento, ocorre de segunda a quinta-feira das 7h às 12h.

“Utilizamos um instrumento e conforme isso vamos avaliando a gravidade, nível de complexidade e o sofrimento do cidadão. E conforme isso, direcionamos nas práticas e atendimentos do Caps”, explicou.

Uma adolescente de 14 anos, foi diagnosticada com depressão e outros transtornos e tronou-se paciente do Centro há um mês. Ela contou o que tem achado do atendimento no local.

“Na minha opinião está sendo muito bom. Eu participo do Grupo Liberdade que é uma roda com várias pessoas onde desabafamos. Está sendo uma boa experiência para mim”, explicou.

A mãe da adolescente disse que traz a filha toda segunda e quinta-feira para o atendimento e que mesmo com tão pouco tempo, já consegue ver a contribuição do Centro na evolução do quadro dela.

emenda parlamentar foto val fernandes 20 2
Marta: “Recebemos clientes a partir de 14 anos” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Eu fiquei sabendo através do coordenador da feira, ele falou que existia o Samaúma e eu vim aqui, as pessoas são bem acolhedoras. Ela já deu uma melhorada ao iniciar a terapia, o atendimento é ótimo”, disse.

A psicóloga ainda explicou quais são os transtornos mentais e sofrimentos psíquicos mais recorrentes no Centro.

“A gente acolhe as pessoas que estão em sofrimento grave e persistente como: transtorno de esquizofrenia, delírios e outros tipos de transtornos que temos percebido até devido a pós-pandemia, observamos um aumento do sofrimento psíquico na população”, disse.

 

 

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco garante continuidade e investimentos nos serviços de água e esgoto por meio do Saerb

Reajuste autorizado pela Ageac mantém tarifa residencial do Saerb entre as menores do

Profissionais da enfermagem da Prefeitura de Rio Branco são homenageados em sessão solene na Aleac

Cerimônia em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro reuniu servidores da saúde municipal

Prefeitura celebra Dia das Mães e destaca avanços da Educação Municipal em Rio Branco

Prefeitura homenageia mães servidoras da Educação e celebra avanços da rede municipal

Prefeito de Rio Branco conhece produtos acreanos e discute parceria para valorizar a indústria local

Ação promovida pelo Sinpal apresentou ao Prefeito, produtos locais que podem fortalecer compras

Prefeito de Rio Branco acompanha revitalização da Rua 12 de Outubro no bairro Placas

Prefeitura de Rio Branco intensifica serviços de infraestrutura no bairro Placas, com foco