Prefeito de Rio Branco recebe diretor do Programa Calha Norte em café da manhã

Baixaria, banana frita, tapioca com castanha, mingau, bolo, suco e café… assim foi a recepção ao General Ubiratan Poty, diretor do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa, pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, na manhã desta quinta-feira, 9, em seu gabinete. No café tradicionalmente acreano, estiveram presentes também Sérgio Petecão (Senador Federal), Antônio Cid (Sefin), Helder Paiva (assessor parlamentar), Jonathan Santiago (Segati), Normando Sales (Semeia) e a equipe do Programa Calha Norte.

O General Ubiratan Poty veio pela segunda vez ao Acre com a equipe do Programa Calha Norte. Nessa visita, o Programa trouxe 11 equipes de engenheiros e supervisores, que foram distribuídos para vistoriar 13 municípios do estado do Acre. Ao todo, foram vistoriadas 48 obras que, somadas, representam repasses de R$ 32 milhões de reais, que incrementam o desenvolvimento social da região.

Durante a visita ao estado, o Programa Calha Norte também se reuniu com os prefeitos dos municípios para colocar em prática com cada um, de modo que juntos possam diminuir o tempo de vida do convênio, que atualmente, segundo o General Poty, leva quatro anos para ser feito. O objetivo é que cada prefeito inicie as obras e termine ainda no mandato.

Segundo o General Poty, o Programa ainda montou um escritório avançado para tirar as dúvidas dos municípios mais rapidamente. “O nosso pessoal montou um escritório avançado para tirar dúvidas mais contextualizadas de cada município, quem tivesse um problema não precisaria ir para Brasília resolvê-lo ou tentar resolver pelo telefone. Mas presencialmente, com o funcionário do Programa Calha Norte fazendo o atendimento personalizado e está rendendo muito isso, então essa semana para mim foi muito proveitosa”, disse o General.

De acordo com o senador Sérgio Petecão, a vinda do General Poty e do Programa Calha Norte até o Acre ajuda a fortalecer a relação deles. “Para você ter ideia, hoje a maioria das nossas emendas de bancada foi alocada no Programa Calha Norte, por conta desse tratamento que o General Poty tem dado a nossa bancada, aos nossos prefeitos. Isso é muito legal, a minha palavra é de gratidão por estar ajudando o povo do Acre”, disse o senador.

O prefeito Tião Bocalom aproveitou para agradecer a vinda do Calha Norte ao Acre e ressaltou que o Programa ajuda muito os municípios acreanos. “A vinda do nosso General Poty, o diretor do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa, é muito importante e fundamental, por que Brasília, como o senador Sérgio Petecão costuma dizer, tem que sair do ar condicionado e vir para cá pegar umas picadas de mutuca, precisa vir pegar um pouco de sol acreano. A vinda deles aqui, pela segunda vez, nos ajuda demais. Agora os nossos prefeitos estão mais tranquilos com os projetos que os nossos senadores e deputados tem colocado, lá em Brasília, para seus municípios. Outros Ministérios são bastante complicados na hora da execução do projeto, na hora da prestação de contas e com o Programa Calha Norte tudo isso se dinamizou muito, está muito mais fácil para os prefeitos”, concluiu o prefeito.