Campanha de Multivacinação mobiliza famílias e reforça imunização e saúde na cidade
Após 26 dias de mobilização, o Ministério da Saúde encerrou, na última sexta-feira (31), a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada à atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Ao longo da campanha, em todo o país, mais de 7 milhões de doses foram aplicadas, sendo cerca de 1 milhão apenas no Dia D, realizado em 18 de outubro. Mesmo com o fim da mobilização, a vacinação de rotina continua normalmente em todo o território nacional.
Em Rio Branco, apenas no Dia D foram aplicadas 946 doses de vacinas, entre Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Dengue, Covid-19 e outras.
Campanha teve como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação e ampliar a cobertura vacinal da população. (Foto: Val Fernandes/Secom)
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Socorro Martins, a Campanha de Multivacinação, que durou todo o mês de outubro, teve como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação e ampliar a cobertura vacinal da população, contribuindo para a prevenção de diversas doenças imunopreveníveis.
Durante a ação, foram ofertadas vacinas para crianças, adolescentes e adultos em diversas unidades de saúde e pontos estratégicos distribuídos pelo município.
“A mobilização contou com o empenho das equipes de imunização e o apoio dos profissionais da atenção básica, garantindo o acesso da população às vacinas de rotina e às campanhas específicas”, destacou Martins.
Durante ação, foram ofertadas vacinas para crianças, adolescentes e adultos em diversas unidades de saúde e pontos estratégicos distribuídos pelo município. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Ela ressaltou ainda que “A maioria das doses é de resgate de pessoas que haviam ultrapassado o prazo da vacina e não tinham retornado. Essas doses não contam como meta, e sim como aplicações de atualização das cadernetas de vacinação”, explicou a diretora.
Segundo o Ministério da Saúde, somente neste ano (2025) mais de 22 milhões de doses das vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação foram enviadas aos estados e municípios, garantindo o abastecimento e reforçando a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis, como poliomielite e sarampo.
Além da imunização infantil, a campanha também contemplou a vacinação contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos. No caso da febre amarela, a estratégia teve foco nas áreas de maior risco de transmissão, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Apenas no Dia D foram aplicadas 946 doses de vacinas, entre Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Dengue, Covid-19 e outras. (Foto: Val Fernandes/Secom)
No Dia D de mobilização nacional, mais de 30 mil salas de vacinação foram abertas em todo o país, ampliando o acesso à imunização em um sábado e reforçando o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) com a proteção da população.
Apesar do encerramento da Campanha de Multivacinação, Socorro Martins alerta pais e responsáveis que ainda não levaram crianças e adolescentes para vacinar que a atualização do esquema vacinal continua disponível. “Basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima”, orientou.