Prefeitura de Rio Branco promove reflexão sobre papel estratégico dos museus diante da crise climática

Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal leva palestra a alunos da rede pública durante a 19ª Primavera dos Museus

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, participou nesta quinta-feira (25), da programação da 19ª Primavera dos Museus, realizada no Museu dos Povos Acreanos, com a palestra “O papel estratégico dos museus frente à crise climática”. O evento reuniu estudantes do Instituto Educacional Lourenço Filho, da rede pública de ensino da capital acreana, promovendo diálogo sobre cultura, ciência e sustentabilidade.

A educadora ambiental e palestrante Rayane Ribeiro destacou que os museus são espaços de memória, mas também de futuro, fundamentais para discutir os impactos da crise climática e suas conexões sociais.

“Os museus têm um papel ativo na denúncia das desigualdades e na valorização de narrativas muitas vezes invisibilizadas. Eles podem aproximar ciência, saberes tradicionais e a vida cotidiana, tornando o debate sobre mudanças climáticas mais acessível e mobilizador. É nesse ponto que conseguimos envolver as novas gerações e pensar em soluções coletivas”, ressaltou.

Durante a palestra, foram abordados temas como desertificação, racismo ambiental e os efeitos desiguais da crise climática sobre populações vulneráveis, como comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e periféricas. A reflexão destacou ainda o papel dos museus como plataformas de justiça socioambiental, capazes de traduzir dados científicos, valorizar culturas locais e estimular comportamentos sustentáveis.

Para o professor de geografia Lucas Fernandes, a visita aos museus é uma oportunidade para refletir. “Para os alunos, sair do ambiente escolar é extremamente enriquecedor, ao ter contato, ter vivência com a nossa história e cultura. Além da oportunidade de propiciar isso aos alunos da periferia”, concluiu.

A programação da Primavera dos Museus segue até sábado (27), com outras atividades que reforçam a importância dos espaços culturais na construção de uma sociedade mais justa, consciente e resiliente frente aos desafios climáticos.

 

Outras notícias...