Prefeitura de Rio Branco lança plataforma Guardião Ambiental para facilitar denúncias de crimes ambientais

Nova plataforma permite à população registrar de forma simples e rápida, casos de queimadas, maus-tratos a animais, despejo irregular de esgoto e outras infrações ambientais

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, disponibiliza uma plataforma digital desenvolvida para facilitar o acesso da população aos canais de denúncia e fortalecer o trabalho de monitoramento e fiscalização ambiental no município. Trata-se do Guardião Ambiental.

De acordo com o servidor Luan Eloy, a plataforma foi criada para aproximar os cidadãos da gestão ambiental e tornar mais ágil o processo de apuração das infrações.

plataforma Guardiao Ambiental 3
“O acesso é simples e pode ser feito diretamente pelo site da Prefeitura”, destacou Luan. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

“A ferramenta foi desenvolvida para que qualquer pessoa possa registrar denúncias de queimadas, maus-tratos a animais, esgoto irregular, entre outros problemas. O acesso é simples e pode ser feito diretamente pelo site da Prefeitura, através do portal da Semeia”, explicou Eloy.

Para utilizar o serviço, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Rio Branco, procurar a seção “Portais”, clicar em Portal da Semeia e selecionar a opção “Registro de Denúncias”. O sistema também pode ser acessado por meio de QR Codes disponíveis nas campanhas da secretaria ou pelo WhatsApp institucional, onde os links são enviados diretamente aos usuários.

O denunciante pode escolher se deseja se identificar ou manter o anonimato. Caso informe um número de WhatsApp, receberá atualizações sobre o andamento da denúncia. É fundamental informar endereço completo, localização e o máximo de detalhes possível para garantir agilidade na atuação das equipes de fiscalização.

plataforma Guardiao Ambiental 6
Além da nova plataforma, a Semeia continua recebendo denúncias pelos canais tradicionais, via WhatsApp e telefone fixo. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

Além da nova plataforma, a Semeia continua recebendo denúncias pelos canais tradicionais, via WhatsApp e telefone fixo. Segundo Luan Eloy, os resultados das ações de monitoramento já mostram avanços. “Este ano, observamos uma redução significativa no número de queimadas em Rio Branco. Isso é reflexo do trabalho contínuo de fiscalização, do uso de tecnologias como drones, câmeras de alta resolução e GPS, e do engajamento da população”, frisou Luan Eloy.

Canais oficiais para denúncias ambientais:

WhatsApp: (68) 3228-5765 (somente mensagens)

Telefone fixo: (68) 3212-7466

A Prefeitura segue investindo em tecnologias, ferramentas e equipamentos modernos para aprimorar o trabalho da equipe, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o combate ao desmatamento ilegal.

plataforma Guardiao Ambiental 7
Com ações integradas entre as secretarias municipais foi possível melhorar significativamente a qualidade do ar nesse período. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

Os resultados desse trabalho já são perceptíveis. Durante o período de estiagem, de maio a setembro, era comum o registro de altos índices de queimadas, desmatamentos e a formação de uma densa nuvem de fumaça, comprometendo a qualidade do ar e afetando a saúde da população. Com ações integradas entre as secretarias municipais como a retirada de entulhos realizada pela Emurb, limpeza de espaços públicos feita pela Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade e a fiscalização técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi possível melhorar significativamente a qualidade do ar nesse período.

A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com a qualidade de vida da população, investindo em infraestrutura, geração de empregos e educação ambiental para formar uma sociedade mais consciente, participativa e comprometida com a preservação dos recursos naturais.

Autor

Outras notícias...