Atividade integrou a XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da Ufac e reforça o papel do parque como espaço de ensino e pesquisa
O Parque Ambiental Chico Mendes recebeu nesta sexta-feira (26), o professor e biólogo Rodrigo Canizo, que ministrou o minicurso “Mamíferos e mudanças ambientais: desafios e perspectivas para a Amazônia”. A atividade foi voltada para estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Acre (Ufac) e integrou a programação da XVI Semana Acadêmica de Ciências Biológicas, promovida pelo Centro Acadêmico do curso, que neste ano tem como tema “Amazônia no Centro das Mudanças Ambientais”.
O Parque Chico Mendes, tem se consolidado como um laboratório multidisciplinar a céu aberto. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O minicurso proporcionou aos participantes uma experiência prática de aprendizagem em um espaço de grande relevância socioambiental para Rio Branco. O Parque Chico Mendes, além de ser um dos principais pontos de lazer e convivência da capital, tem se consolidado como um laboratório multidisciplinar a céu aberto, onde diferentes áreas do conhecimento encontram espaço para desenvolver estudos, atividades de extensão e práticas educativas.
O minicurso proporcionou aos participantes uma experiência prática de aprendizagem em um espaço de grande relevância socioambiental para Rio Branco. (Foto: Secom)
Para a gerente do Parque Ambiental Chico Mendes, Joseline Guimarães, receber iniciativas como essa fortalece a missão do espaço. “O Parque é um patrimônio da nossa cidade, mas também um campo vivo de aprendizagem. Receber atividades acadêmicas como este minicurso aproxima a universidade da comunidade e amplia a compreensão sobre a importância da Amazônia e da biodiversidade que nos cerca. É um orgulho para nós sermos parte da formação de futuros profissionais comprometidos com o meio ambiente”, destacou.
Para a gerente do Parque Ambiental Chico Mendes, Joseline Guimarães, receber iniciativas como essa fortalece a missão do espaço. (Foto: Secom)
A estudante de Ciências Biológicas da Ufac, Alnizia Galdino, também ressaltou a importância da vivência no local: “Esse curso foi importante ser feito no Parque Ambiental Chico Mendes porque ele mostra a importância de conservar e proteger essas espécies”, afirmou.
“Mais do que as aulas teóricas, é essencial que os alunos tenham contato direto com os parques e áreas de conservação”, explicou Rodrigo Canizo. (Foto: Secom)
Já o professor Rodrigo Canizo destacou o valor de levar os alunos para fora da sala de aula: “Mais do que as aulas teóricas, é essencial que os alunos tenham contato direto com os parques e áreas de conservação. Na prática, eles conseguem compreender melhor a importância da biodiversidade e das florestas diante das mudanças ambientais e climáticas. Esse tipo de experiência fortalece a formação do biólogo e do profissional em diversas áreas, inclusive na educação ambiental”, explicou.
O Parque Chico Mendes é referência regional em iniciativas que conectam sociedade, natureza e conhecimento. (Foto: Secom)
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), reafirma seu compromisso em apoiar ações que unem ciência, educação e conservação, colocando o Parque Chico Mendes como referência regional em iniciativas que conectam sociedade, natureza e conhecimento.