Horto Florestal sedia evento nacional “Um Dia no Parque” com observação de aves e ciência cidadã

Programação gratuita convida a população de Rio Branco a ocupar o parque com um olhar sensível para a natureza e suas conexões

O Horto Florestal de Rio Branco neste final de semana, será palco  de mais uma edição do evento nacional “Um Dia no Parque”, uma mobilização que acontece anualmente em todo o Brasil com o objetivo de valorizar as Unidades de Conservação e aproximar a sociedade da natureza. Em Rio Branco, a edição local será marcada pelo Encontro dos Observadores de Aves da capital, reunindo pessoas apaixonadas por aves e pelo meio ambiente, com uma programação gratuita e aberta à comunidade.

Organizado pelo Coletivo de Observadores de Aves de Rio Branco, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), o evento convida a população a vivenciar a experiência da passarinhada pelas trilhas do Horto, das 6h30 às 8h30, seguida da oficina “Como identificar uma ave/pássaro?”, das 9h às 11h30, com os educadores ambientais Wyllyam Alencar e Rodrigo Padula. A oficina abordará o uso de aplicativos para identificação de espécies e contará com vagas limitadas a 40 pessoas, devido à capacidade do auditório da Semeia.

Com o lema “Protegendo o que nos conecta”, a proposta vai além da contemplação da natureza: busca fortalecer o papel dos parques públicos como espaços vivos e democráticos, onde diferentes comunidades se encontram, compartilham saberes e exercem sua cidadania. O evento também celebra a ciência cidadã, prática em que o conhecimento é construído de forma colaborativa entre especialistas, educadores, estudantes e visitantes comuns, reforçando que todas as pessoas podem contribuir com a conservação da biodiversidade.

Deivid de Menezes, educador da Escola de Educação Ambiental e observador de aves, destaca que a atividade promove contato direto com a natureza e também funciona como ferramenta pedagógica.
“Estar dentro da floresta com os sentidos atentos às cores, movimentos e sons promove bem-estar, tranquilidade e fortes emoções causadas pelo encontro com seres tão encantadores, que são as aves”, afirma. Segundo ele, o Horto Florestal também acolhe e propicia a troca de conhecimentos entre observadores mais experientes e os que estão embarcando agora nessa aventura.

Integrando a programação nacional de “Um Dia no Parque”, o evento reafirma o compromisso de Rio Branco com a promoção do bem-estar, da educação ambiental e da valorização dos espaços verdes urbanos. A atividade é gratuita, aberta ao público e faz parte da agenda de fortalecimento da gestão participativa das Unidades de Conservação do município.

Outras notícias...