Com assistência técnica, mecanização e insumos, gestão municipal transforma a realidade de comunidades, aumenta a produção e reduz o tempo de colheita na zona rural
O apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária tem sido fundamental para a permanência do homem no campo, fortalecendo a produção familiar e garantindo a geração de renda para diversas comunidades rurais.
Um exemplo desse trabalho pode ser visto no Ramal Liberdade, na comunidade Belo Jardim, onde vivem cerca de 50 famílias que têm na agricultura sua principal fonte de sustento. O cultivo da mandioca é a base da produção, sendo utilizada para a fabricação de farinha, goma e tucupi.
O cultivo da mandioca é a base da produção, sendo utilizada para a fabricação de farinha, goma e tucupi. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Apoio que transforma vidas
O produtor Washington Xavier Moura relembra as dificuldades enfrentadas antes do apoio da Prefeitura de Rio Branco. “Era muito difícil, pois tudo era feito à mão. Hoje, com a mecanização e as máquinas disponibilizadas pela prefeitura, ficou muito mais fácil trabalhar. A nossa produção aumentou e conseguimos ter uma vida melhor”, destacou.
“Com a mecanização e as máquinas disponibilizadas pela prefeitura, ficou muito mais fácil trabalhar”, disse Washington . (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para Kelton Souza de Oliveira, outro produtor da comunidade, a assistência técnica mudou a realidade local. “A nossa terra estava fraca, mas com o trabalho de aragem feito pela prefeitura a nossa produção dobrou. Hoje, conseguimos plantar, colher e vender nossos produtos, garantindo qualidade de vida para nossas famílias”, contou.
“A nossa terra estava fraca, mas com o trabalho de aragem feito pela prefeitura a nossa produção dobrou”, destacou Kelton. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Assistência completa ao produtor rural
O técnico da Secretaria Municipal de Agropecuária, Antônio Carnaúba, explicou que o apoio oferecido pela prefeitura vai desde a preparação da terra até o escoamento da produção.
“Fazemos análise de solo, distribuímos insumos como calcário e fertilizantes e disponibilizamos maquinário para a mecanização. Em muitas situações, a prefeitura também ajuda no transporte da produção. Aqui no Liberdade, o trabalho abrange toda a cadeia da mandiocultura”, ressaltou.
“O apoio oferecido pela prefeitura vai desde a preparação da terra até o escoamento da produção”, explicou Antônio. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Gestão comprometida com o campo
O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, destacou que a gestão do prefeito Tião Bocalom tem como prioridade dar condições para que os produtores possam viver dignamente do trabalho no campo. “O prefeito já fez um trabalho muito bom em Acrelândia e está aplicando essa experiência aqui em Rio Branco. Em quatro anos é impossível resolver tudo, mas já vemos resultados positivos. Os produtores estão conseguindo produzir mais e gerar renda”, afirmou.
“A gestão tem como prioridade dar condições para que os produtores possam viver dignamente do trabalho no campo”, esclareceu Eracides. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Produção em números
Na propriedade de Kelton Souza, onde ele trabalha com a família, a produção alcança números expressivos:
2.500 litros de tucupi por semana
400 quilos de goma por semana
2 toneladas de farinha de mandioca por safra
Além disso, graças à mecanização e ao uso de adubação, o tempo de colheita, que antes era de 1 ano e meio após o plantio reduziu para 8 meses.