Com o tema “Nosso Abacaxi em Destaque”, o evento tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos agrícolas do município de Tarauacá
A 1ª Mostra Tarauacaense dos Produtores Rurais teve início nesta quinta-feira (6) e segue até o próximo sábado (8), na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), na regional da Sobral. Com o tema “Nosso Abacaxi em Destaque”, o evento tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos agrícolas do município de Tarauacá, com ênfase no tradicional abacaxi tarauacaense — reconhecido em todo o Acre pela doçura e qualidade excepcionais.
A 1ª Mostra Tarauacaense dos Produtores Rurais teve início nesta quinta-feira (6) e segue até o próximo sábado (8). (Foto: Val Fernandes/Secom)
Durante os três dias de mostra, o público poderá adquirir produtos frescos diretamente dos produtores, das 4h da manhã às 17h, em um espaço que reúne o melhor da produção rural local. São cinco produtores representando mais de 30 famílias de Tarauacá, que trouxeram aproximadamente 1.700 abacaxis, alguns pesando até 10 quilos, totalizando cerca de seis toneladas. Além do abacaxi, também estão sendo comercializados banana, goma e farinha.
O evento conta ainda com atrações culturais e a participação dos escolhidos Garoto e Garota do Abacaxi 2025. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O evento conta ainda com atrações culturais e a participação dos escolhidos Garoto e Garota do Abacaxi 2025, Rômulo Viana e Vanessa Araújo, celebrando a tradição e a identidade agrícola da região.
Parceria e esforço conjunto
A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Prefeitura de Tarauacá e a Prefeitura de Rio Branco, com apoio da Secretaria de Agricultura de Tarauacá e da Secretaria de Agropecuária de Rio Branco. A ação foi viabilizada após o atraso no amadurecimento do abacaxi, causado pelo excesso de sol na região de Tarauacá, o que impossibilitou a realização do tradicional Festival do Abacaxi nos meses de agosto e setembro.
O secretário municipal de Agricultura de Tarauacá, Adson Leite, explicou que o evento é fruto de união e esforço coletivo. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O secretário municipal de Agricultura de Tarauacá, Adson Leite, explicou que o evento é fruto de união e esforço coletivo para garantir o escoamento da produção local.
“Esse ano foi intenso. O abacaxi atrasou o amadurecimento por conta do sol forte, e normalmente o festival acontece em agosto ou setembro. Como só agora, em novembro, o fruto ficou bom, o prefeito e a vice-prefeita buscaram uma alternativa para os produtores venderem. Em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, organizamos a mostra, sem custos, e esperamos que seja um sucesso. Temos produtos de mais de 30 produtores, representados aqui por cinco famílias. Além do abacaxi, trouxemos banana, goma e farinha”, explicou o secretário Leite.
“Quando vimos que não seria possível fazer o festival do abacaxi por causa do clima e das condições da BR, buscamos o apoio do prefeito de Rio Branco e de sua equipe, que prontamente nos atenderam”, explicou Marilete. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A vice-prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, destacou o caráter emergencial e solidário da ação, que surgiu como uma solução rápida diante das dificuldades de transporte e das chuvas na região.
“Tudo aconteceu muito rápido. Quando vimos que não seria possível fazer o Festival do Abacaxi por causa do clima e das condições da BR, buscamos o apoio do prefeito de Rio Branco e de sua equipe, que prontamente nos atenderam. Está sendo um sucesso. Acredito que até sábado não reste mais nenhum abacaxi. Os produtores estão felizes por poder vender o que, lá em Tarauacá, talvez ficasse encalhado”, explicou a gestora municipal de Tarauacá.
“A ideia foi fazer aqui uma feira para mostrar os produtos de Tarauacá, principalmente o abacaxi, que é único”, evidenciou Caetano. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Já o secretário de Agropecuária de Rio Branco, Eracides Caetano, reforçou a importância da parceria entre os municípios e do papel da capital como principal centro consumidor do estado.
“A ideia foi fazer aqui uma feira para mostrar os produtos de Tarauacá, principalmente o abacaxi, que é único. Essa parceria deu certo, e estamos sempre abertos a apoiar os municípios vizinhos. Rio Branco concentra mais da metade da população do Acre, então é aqui que o produtor tem a chance de vender bem. A mostra vai até sábado, e já é um grande sucesso”, evidenciou Caetano.
Valorização do campo
Entre os participantes da mostra está o produtor rural Nivaldo Rodrigues, que celebrou a oportunidade de escoar a produção e reduzir os prejuízos com o excesso de frutas maduras.
É o nosso abacaxi gigante, o abacaxi de Tarauacá — a terra do abacaxi grande e da mulher bonita”, celebrou Rodrigues. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Essa feira vem em boa hora, porque temos muita fruta e a prefeitura fez um acordo com os produtores para trazer aqui e tentar vender, para a gente não perder. Graças a Deus está dando certo, o que trouxemos estamos vendendo. É o nosso abacaxi gigante, o abacaxi de Tarauacá — a terra do abacaxi grande e da mulher bonita”, celebrou Rodrigues.
A Mostra Tarauacaense simboliza o reconhecimento do trabalho dos produtores rurais. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A Mostra Tarauacaense simboliza o reconhecimento do trabalho dos produtores rurais, além de reforçar o potencial agrícola da região. O evento movimenta a economia, promove integração entre os municípios e reafirma a importância do abacaxi tarauacaense como um dos principais símbolos do agronegócio acreano.
Com apoio institucional e participação popular expressiva, a mostra promete se consolidar no calendário estadual de eventos agrícolas, unindo tradição, sabor e desenvolvimento regional.