Rompimento de adutora compromete abastecimento de água na região central de Rio Branco, e reparos estão sendo realizados pelo Saerb
Um rompimento na adutora que abastece a região central de Rio Branco e áreas adjacentes comprometeu na manhã desta quarta-feira (6), temporariamente o fornecimento de água na localidade. Imediatamente, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), mobilizou suas equipes para realizar os reparos necessários.
De acordo com José André Carvalhosa, encarregado pela obra, a adutora rompida era composta por tubos de material de fribrocimento conhecido como Brasilite, material que, devido ao tempo de uso, apresentou desgaste e não resistiu à pressão da água. Por volta das 7h da manhã, a adutora que abastece toda a área central e adjacências rompeu.
“Estamos fazendo a adaptação necessária para garantir a segurança e a eficácia do reparo”, informou José. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A RBTrans foi acionada para interditar a via, e estamos realizando a manutenção. Se tudo ocorrer conforme o previsto, os reparos devem ser concluídos até as 18h”, esclareceu José André Carvalhosa.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) foi acionada para garantir a segurança da equipe técnica e organizar o tráfego na região afetada, com a interdição temporária da via para facilitar a execução dos trabalhos.
Ainda conforme o encarregado, está sendo realizada uma adaptação na rede, substituindo a tubulação antiga por tubos de PVC, uma vez que o material de fibrocimento já não é mais fabricado ou comercializado.
Imediatamente a prefeitura de Rio Branco mobilizou suas equipes para realizar os reparos necessários. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Estamos substituindo os tubos de Brasilite por PVC. Como esse material não é mais produzido, estamos fazendo a adaptação necessária para garantir a segurança e a eficácia do reparo”, informou.
A Prefeitura de Rio Branco orienta os moradores da região central a se prepararem para possíveis intermitências no abastecimento de água até que a manutenção seja totalmente concluída.
A gestão municipal segue comprometida em garantir o fornecimento de serviços essenciais com agilidade e segurança para toda a população.