Estudantes conheceram na prática, como funciona o tratamento da água
Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre o desperdício de água e dar continuidade à campanha “Saerb + Universidade”, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), recebeu os alunos do Ensino Médio da Escola Jovem Integral Glória Perez, localizada no bairro Xavier Maia, na Estação de Tratamento de Água II (ETA II).
A campanha, voltada principalmente para alunos universitários, despertou o interesse de estudantes do Ensino Médio que têm como projeto construir uma amostra da Estação de Tratamento para o evento Viver Ciência, que acontece todos os anos e promove educação, ciência e tecnologia.
Durante a visita à ETA II, guiada pelo operador e coordenador da estação, Francisco Carolino da Costa Neto, e pelo engenheiro sanitarista e ambiental Jorginey Araújo, os alunos conheceram o funcionamento do processo de tratamento de água, os custos dos insumos para garantir a qualidade da água e o processo de captação de água bruta do Rio Acre.
A campanha despertou o interesse de estudantes do Ensino Médio que têm como projeto construir uma amostra da Estação de Tratamento para o evento Viver. Ciência (Foto: Secom)
Para a professora de matemática Andreza Rodrigues, o ponto principal da visita envolvia o levantamento de dados para construir uma maquete educativa e realizar simulações matemáticas sobre o desperdício de água por pessoa.
“Esperamos ampliar a compreensão da comunidade sobre o valor econômico e ambiental da água, fortalecendo a cidadania ambiental por meio de uma educação integrada e significativa”, destacou a professora.
A estudante Débora Martins, aluna do terceiro ano, explica que o intuito é incentivar a população sobre o consumo consciente de água em Rio Branco.
“A minha turma está trabalhando com as professoras Andreza e Ketila justamente para conscientizar a população de Rio Branco sobre o consumo de água. Em relação à visita, nosso objetivo era exatamente esse: promover a conscientização, mas vendo tudo de perto, conseguimos ter uma noção muito mais clara da realidade, porque querendo ou não, o gasto é alto. Por mais que tentemos economizar, ele sempre acaba sendo excessivo ou além do ideal.”
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Rio Branco reforça a importância da parceria entre instituições públicas e a comunidade escolar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. A educação aliada à prática é uma ferramenta poderosa na preservação dos recursos naturais, em especial da água, bem essencial à vida.