O suposto incêndio de um ônibus no Terminal Urbano de Rio Branco, não foi um incêndio, mas um problema técnico com uma mangueira do compressor do veículo, foi o que divulgou, em nota, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans).
Na nota, assinada pelo Superintendente da autarquia, Clendes Vilas Boas, explica que o ônibus de prefixo 1923, que se encontrava no Terminal Urbano no momento em que foi registrada uma ocorrência de fumaça e alarde de possível incêndio, mas que não houve incêndio, foi simplesmente um incidente com o rompimento de um cano do sistema pneumático.
“O aquecimento desse sistema, em situações isoladas, é natural e pode ocasionar a emissão de fumaça, o que para leigos pode dar a falsa impressão de fogo”, explicou Vilas Boas. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Após análise técnica realizada no local por nossa equipe de mecânicos e manutenção, constatou-se que não houve incêndio. O fato decorreu do estouro de um cano do compressor de ar, componente responsável pela alimentação do sistema pneumático do veículo. O aquecimento desse sistema, em situações isoladas, é natural e pode ocasionar a emissão de fumaça, o que para leigos pode dar a falsa impressão de fogo”, explicou Vilas Boas.
O superintendente esclareceu ainda que, por precaução, o motorista usou o extintor contra incêndios e que após a vistoria no veículo a peça foi substituída e o ônibus foi liberado para circular normalmente.
“O motorista, por precaução, utilizou o extintor de incêndio até a chegada do mecânico. Na sequência, o cano foi substituído imediatamente, o sistema normalizado e o ônibus voltou à operação sem qualquer risco à segurança dos passageiros ou do veículo”, concluiu.