RBTrans, Detran-AC e BPTran iniciam operação em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência

Fiscalização em parceria com o MPAC reforça aplicação de penalidades e a conscientização sobre o uso correto das vagas

Na tarde dessa terça-feira (02), a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) e o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), deu início a uma operação para coibir o uso irregular de vagas de estacionamento destinadas a idosos e pessoas com deficiência. A ação ocorre em supermercados, academias, shoppings e outros estabelecimentos da capital.

A iniciativa atende a uma determinação do Ministério Público do Acre (MPAC), que reforçou a necessidade de fiscalização constante para assegurar o respeito às vagas prioritárias e garantir que o direito seja efetivamente usufruído por quem necessita.

Operacao em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiencia 6 scaled
“Nosso objetivo é garantir que o condutor que realmente possua esse direito possa utilizá-las”, disse Braz. (Foto: Secom)

De acordo com o agente de trânsito do Detran, Braz, a operação é fundamental para garantir o respeito à legislação. Ele reforçou orientações aos motoristas.

“A dica é procurar um local adequado e respeitar a sinalização. Caso não tenha o direito, não estacione em vagas demarcadas. Nosso objetivo é garantir que o condutor que realmente possua esse direito possa utilizá-las”, disse.

Operacao em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiencia 2 scaled
“Essas vagas não podem ser utilizadas nem por um minuto por quem não é idoso ou não possui deficiência”, esclareceu Braga. (Foto: Secom)

O sargento Luiz Braga, do BPTran, destacou que a Polícia Militar também dará suporte às equipes de fiscalização. “Cabe ressaltar que a Polícia Militar está atenta às pessoas que ocupam vagas sem ter o direito. Essas vagas não podem ser utilizadas nem por um minuto por quem não é idoso ou não possui deficiência. Pedimos a compreensão da população, pois estamos aqui para fiscalizar e coibir essas práticas.”

3ec88df3 517e 4fca 9e45 05a6725871e4 1 e1756912937254
“Várias vezes eu fiquei sem vaga,  porque outras pessoas estacionaram sem direito. A fiscalização é muito importante para garantir nossos direitos”, enfatizou Erbete. (Secom)

A ação já trouxe reflexos positivos. O aposentado Erberte Chagas, de 65 anos, agradeceu a iniciativa. “Que sempre tenha essa operação. Várias vezes fiquei sem vaga porque outras pessoas estacionaram sem direito. Isso constrange, e a fiscalização é muito importante para garantir nossos direitos.”

Operacao em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiencia 4 scaled
“Nosso objetivo é assegurar que esses espaços sejam respeitados e usados por quem realmente tem direito”, ressaltou Clendes. (Foto: Secom)

O superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas, reforçou que a operação continuará em andamento. “Estamos atuando para conscientizar e fiscalizar. Nosso objetivo é assegurar que esses espaços sejam respeitados e usados por quem realmente tem direito. Essas fiscalizações irão prosseguir.”

A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso em garantir o respeito aos direitos das pessoas com deficiência e idosos, promovendo um trânsito mais humano, inclusivo e organizado para todos.

Outras notícias...