Saerb explica redução temporária na distribuição de água em Rio Branco devido à alta turbidez causada pelas chuvas

Medida preventiva visa manter a qualidade da água diante do excesso de lama nas captações provocadas pelas chuvas intensas

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), esclareceu na manhã desta quarta-feira (15), os motivos que levaram à redução temporária da distribuição de água em algumas regiões da capital nos últimos dias. A medida foi necessária devido ao aumento significativo da turbidez da água, que resultou no excesso de lama proveniente das chuvas intensas, dificultando o processo de tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA).

De acordo com o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, as chuvas ocorridas entre os dias 9 e 10 de outubro, que atingiram a cidade com grande intensidade, causaram um aumento da turbidez na água do rio, ultrapassando os limites que a ETA é projetada para tratar. A estação tem capacidade de tratamento para volumes de água com turbidez entre 800 e 1.000 litros, mas o nível observado foi bem acima disso.

8a725a03 71f7 4a17 9453 67ceb24ea3a1
“A redução da vazão é essencial para garantir que a água distribuída mantenha os padrões de qualidade exigidos”, explicou Enoque Pereira.(Foto: Vitória Souza/Secom)

“Quando a turbidez da água ultrapassa esse limite, é necessário reduzir automaticamente a vazão do tratamento, pois a lama que chega ao sistema é muito intensa, e o processo de decantação e filtração não consegue acompanhar. A redução da vazão é essencial para garantir que a água distribuída mantenha os padrões de qualidade exigidos”, explicou Enoque Pereira.

Apesar do desafio imposto pela alta turbidez, o Saerb destacou que a água fornecida aos moradores foi mantida dentro dos padrões de qualidade e chegou limpa às residências, graças ao ajuste operacional na vazão de tratamento.

“Mesmo com a chuva e a lama no rio, conseguimos garantir que a água chegue limpa às casas, pois a redução da vazão ajuda a acumular menos lama na ETA, o que facilita o tratamento”, afirmou o diretor-presidente.

Foto de captadora de água
Ele também reforçou que não houve falha mecânica nas bombas ou motores de captação da estação, e que a ação foi uma medida preventiva para preservar a qualidade da água.(Foto: Secom)

Ele também reforçou que não houve falha mecânica nas bombas ou motores de captação da estação, e que a ação foi uma medida preventiva para preservar a qualidade da água. Enoque pediu a colaboração da população para o uso consciente da água durante este período de chuvas intensas.

“O nosso trabalho é garantir que todos recebam água de qualidade, mas também contamos com a ajuda da população para evitar o desperdício. Pedimos que todos façam o uso responsável da água, para que ninguém fique sem abastecimento”, concluiu o presidente do Saerb.

A Prefeitura e o Saerb continuam monitorando a situação e mantêm os esforços para garantir a normalização da distribuição de água o mais breve possível.

,

Outras notícias...