A Prefeitura de Rio Branco promoveu nesta quinta-feira (18), no auditório do Palácio da Justiça, o 1º Fórum de Turismo da capital, com o tema “Interface do Turismo e Sustentabilidade”. O evento teve como objetivo destacar o potencial turístico e econômico de Rio Branco, com ênfase na sustentabilidade, um dos pilares da gestão atual.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Ezequiel Bino, destacou as ações de melhoria realizadas na cidade, como a implementação de internet gratuita nos pontos turísticos e o aumento da segurança, aspectos fundamentais para garantir uma experiência positiva aos turistas.
“Rio Branco já é um produto muito importante, o que a gente precisa fazer é proporcionar a melhor experiência possível aos turistas. A Prefeitura está cuidando para que isso aconteça, melhorando a cidade com mais segurança e infraestrutura, como internet gratuita nos pontos turísticos. As pessoas querem ir para lugares mais seguros e agradáveis”, afirmou Ezequiel Bino.
“As pessoas querem ir para lugares mais seguros e agradáveis”, afirmou Ezequiel. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ressaltou a importância do fórum e das ações práticas implementadas pela administração, destacando que, ao contrário de gestões passadas, onde o turismo era tratado apenas de forma retórica, hoje o município está efetivamente investindo no setor.
“Infelizmente, por 30 anos se falou de turismo em Rio Branco sem ações concretas. Estamos fazendo acontecer o turismo na cidade. São mais de 40 mil pessoas que já receberam a mensagem do desenvolvimento sustentável, com foco na preservação ambiental e na educação ambiental. Tudo isso contribui para o fortalecimento do turismo”, afirmou o prefeito.
“Mais de 40 mil pessoas que já receberam a mensagem do desenvolvimento sustentável”, informou o prefeito. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O evento contou com a presença de Andreas Dohle, coordenador nacional da Rede DEL Turismo e diretor da Green Destinations Brasil, que ressaltou o potencial de Rio Branco, destacando as áreas de preservação como os Geoglifos e o Parque Ambiental Chico Mendes, além das oportunidades no turismo religioso e ecológico.
“O norte do Brasil e a Amazônia são agora a principal atenção de pessoas do Brasil e do mundo, e o turismo é, sem dúvida, uma chave para o desenvolvimento da região. A realização da COP30, por exemplo, coloca o Acre e Rio Branco em evidência mundial”, destacou Dohle.
“A realização da COP30, por exemplo, coloca o Acre e Rio Branco em evidência mundial”, destacou Dohle. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante a programação, a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedelli, recebeu uma placa de certificação internacional, que reconhece o Parque Ambiental Chico Mendes, administrado pela Prefeitura, como referência em turismo sustentável. O parque foi reconhecido com a categoria prata pelo selo internacional Good Travel Seal, tornando-se o primeiro do Brasil a alcançar esse status.
“Nosso objetivo é continuar trabalhando para alcançar a categoria ouro no futuro”, afirmou Flaviane. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Hoje recebemos com grande satisfação a certificação que coloca o Parque Ambiental Chico Mendes como referência em turismo sustentável. Nosso objetivo é continuar trabalhando para alcançar a categoria ouro no futuro”, afirmou Flaviane Stedelli.
O Fórum de Turismo de Rio Branco reafirma o compromisso da Prefeitura em consolidar a cidade como um destino turístico sustentável, com foco na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico local.