Encontro virtual reforçou o protagonismo das cidades amazônicas no enfrentamento às mudanças climáticas na COP30
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, participaram, por videoconferência, da reunião do Fórum das Cidades Amazônicas (FCA), na manhã desta segunda-feira (27). O encontro foi realizado como parte da preparação para a COP30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).
O encontro foi realizado como parte da preparação para a COP30, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). (Foto: Divulgação)
A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e teve como pauta as boas-vindas às novas cidades-membro, a discussão das principais estratégias do Fórum para a COP30, além da apresentação do plano de trabalho para o biênio 2026/2027.
A reunião ocorreu no gabinete do prefeito e teve como pauta as boas-vindas às novas cidades-membro. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante o encontro, os participantes reforçaram o papel das cidades amazônicas como agentes essenciais no combate às mudanças climáticas, promovendo soluções locais e sustentáveis para o desenvolvimento urbano da região.
“Rio Branco participa ativamente do Fórum das Cidades Amazônicas e temos mostrado, na prática, o nosso compromisso com o meio ambiente”, destacou o prefeito Tião Bocalom. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Rio Branco participa ativamente do Fórum das Cidades Amazônicas e temos mostrado, na prática, o nosso compromisso com o meio ambiente. Reduzimos as queimadas urbanas com o recolhimento de resíduos dos quintais e mecanizamos cerca de 4 mil hectares na zona rural para evitar o uso do fogo. Também investimos em educação ambiental e na destinação correta do lixo, que é um modelo para a Amazônia. Essas ações mostram que é possível desenvolver respeitando o meio ambiente”, destacou o prefeito Tião Bocalom.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, reforçou a importância da integração entre os municípios e a troca de experiências no Fórum. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, reforçou a importância da integração entre os municípios e a troca de experiências no Fórum. “O encontro foi um momento positivo de avaliação e planejamento. O Fórum apresentou um plano de trabalho para 2026 e 2027, e Rio Branco já vem executando muitas dessas ações, com resultados visíveis na redução das queimadas e na melhoria da qualidade do ar. Também temos trabalhado em reflorestamento urbano — mais de 10 mil mudas já foram plantadas — e continuamos fortalecendo políticas ambientais que impactam diretamente na qualidade de vida da população”, afirmou Flaviane Stedille.
O evento também serviu como preparação para o encontro “O Protagonismo das Cidades Amazônicas na Ação Climática”, que antecede a COP30 e reunirá prefeitos, gestores e especialistas em Belém. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O evento também serviu como preparação para o encontro “O Protagonismo das Cidades Amazônicas na Ação Climática”, que antecede a COP30 e reunirá prefeitos, gestores e especialistas em Belém, com o objetivo de alinhar estratégias e ampliar a participação dos municípios amazônicos nas discussões globais sobre o clima.