Prefeitura de Rio Branco apresenta ferramentas tecnológicas voltadas à fiscalização e à educação ambiental no Tech Jovem
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de meio Ambiente, participa do TechJovem, feira de tecnologia, inovação e conhecimento promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, que está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, na Maison Borges.
O evento tem foco total em inteligência artificial e conta com palestrantes de renome mundial, incluindo representantes de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Durante a feira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresenta ferramentas que unem tecnologia e sustentabilidade nas ações do município.
O evento tem foco total em inteligência artificial e conta com palestrantes de renome mundial, incluindo representantes de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). (Foto: Secom)
No estande da secretaria, o público pode vivenciar experiências imersivas de educação ambiental por meio dos óculos de realidade virtual, com o filme Amazônia Viva, produzido pela Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI Brasil). A atividade convida os visitantes a refletirem sobre os impactos das queimadas na floresta amazônica de maneira interativa e lúdica e é uma das ferramentas utilizadas pela Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal.
No estande da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o público pode vivenciar experiências imersivas de educação ambiental por meio dos óculos de realidade virtual. (Foto: Secom)
Na área da fiscalização ambiental, a equipe expõe o Portal de Denúncias Guardião Ambiental, uma plataforma online que permite à população registrar denúncias de crimes ambientais em Rio Branco. O público também pode assistir a videos com imagens aéreas realizadas pelos novos drones recebidos do Ministério do Meio Ambiente, como parte do Programa União com Municípios (UcM), fortalecendo o monitoramento de áreas de preservação e combate a queimadas.
O público também pode assistir a videos com imagens aéreas realizadas pelos novos drones recebidos do Ministério do Meio Ambiente. (Foto: Secom)
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, a participação na feira é uma oportunidade de mostrar que a inovação também é uma aliada da sustentabilidade.
“A tecnologia tem sido uma grande parceira da gestão ambiental. Ferramentas como os drones, o Portal Guardião Ambiental e o uso da realidade virtual ampliam nossa capacidade de sensibilizar, fiscalizar e agir com eficiência. Estar na Tech Jovem é reafirmar o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com uma cidade mais moderna, sustentável e conectada com o futuro”, destacou.