Com apoio da Prefeitura de Rio Branco, produção de macaxeira e derivados vem transformando vidas no campo

Incentivo técnico, mecanização e assistência fortalecem a agricultura familiar e geram renda para famílias na zona rural de Rio Branco

Com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, a vida no campo tem se tornado mais promissora para os produtores da agricultura familiar, especialmente aqueles voltados ao cultivo da macaxeira e seus derivados. Na comunidade do Polo Belo Jardim, mais especificamente no Ramal Catuaba, na zona rural da capital, essa assistência tem proporcionado uma verdadeira redenção econômica e social aos trabalhadores rurais.

Na colônia do produtor rural, Antônio José Santos, que cultiva 20 hectares de mandioca, o apoio da Prefeitura tem sido fundamental. Com mecanização agrícola, assistência técnica e melhoramento do solo com adubos e calcário, sua produção aumentou significativamente. Hoje, ele trabalha em consórcio, beneficiando outras oito famílias vizinhas, e fala com orgulho de tudo que conquistou cultivando a terra onde vive.

Foto Antônio Santos
“E se não fosse esse apoio da prefeitura, a gente não estaria onde está, porque aumentou muito a produção”, afirmou Santos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“E se não fosse esse apoio da prefeitura, a gente não estaria onde está, porque aumentou muito a produção. A gente já tem dois filhos na faculdade, comprou um carro novo, tudo daqui da macaxeira, e ainda investimos em uma placa solar de R$ 32 mil. Tudo é da casa de farinha, tudo é da macaxeira. Hoje posso dizer que é nota 10!”, afirmou Santos.

Já na colônia de seu João Ferreira, que produz farinha de mandioca de forma mais artesanal, ele relata que, com os incentivos da Prefeitura, hoje consegue viver com mais dignidade e proporcionar maior conforto à família.

Visita na Comunidade do Catuaba 18
“Estou usando máquina para gradear e nossa vida melhorou bastante”, destacou Ferreira. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Desde que cheguei aqui no Acre, há 26 anos, mexendo com roça, goma e farinha, recebemos adubo e calcário. Este ano, também ganhamos mecanização. Melhorou muito. Estou usando máquina para gradear e nossa vida melhorou bastante”, destacou Ferreira.

Agricultura familiar fortalecida

Para Cícero Medeiros, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Polo Belo Jardim e ramais adjacentes, o apoio da Prefeitura é fundamental para manter o homem no campo.

Foto Cícero Medeiros
Cícero Medeiros, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Polo Belo Jardim e ramais adjacentes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Não só a comunidade do Catuaba, mas várias outras se beneficiam. Graças à Prefeitura, temos feira de bairro, transporte gratuito, mecanização, adubo, calcário e assistência técnica. Quem ganha com isso somos nós, os produtores. Com o incentivo da prefeitura, a produção aumentou muito e a vida no campo se fortaleceu”, ressaltou.

O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, reforça que o suporte ao pequeno produtor rural sempre foi uma das principais bandeiras da gestão.

Foto Secretário Municipal, Eracides
“A prefeitura incentiva a produção, leva técnicos e agrônomos, fornece calcário, adubo e mecaniza as áreas”, pontuou o secretário. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Aqui em Rio Branco existe a maior área de produtores que mexem com macaxeira. A prefeitura incentiva a produção, leva técnicos e agrônomos, fornece calcário, adubo e mecaniza as áreas. Além da mandioca, estamos produzindo hortaliças e outros alimentos, trazendo o produtor para a cidade, montando a banca e devolvendo tudo a custo zero. Isso desde o início desta gestão”, pontuou o secretário.

Festival da Macaxeira

O secretário lembrou ainda que, nos próximos dias 3, 4 e 5 de outubro, no espaço do Horto Florestal, será realizada a segunda edição do Festival da Macaxeira. O evento é uma excelente oportunidade para os moradores da cidade que ainda não conhecem o cultivo da macaxeira e seus derivados conhecerem todo o potencial econômico da mandiocultura.

Outras notícias...