Prefeitura de Rio Branco leva vacina contra o coronavírus aos alunos e servidores do Instituto Lourenço Filho

Corona lourenco 8
Mais de 400 escolares de tempo integral estavam com esquema vacinal incompleto (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta terça-feira (16), uma ação de vacinação contra a covid-19 a cerca de 400 adolescentes acima de 12 anos, alunos do Instituto de Educação Lourenço Filho, que cursam o ensino em tempo integral. A maioria estava com o esquema vacinal incompleto.

Além das vacinas contra a covid-19, os alunos também receberam palestras sobre gravidez na adolescência e métodos contraceptivos, ministrados pela coordenadora da Urap Vila Ivonete, Franciana Dantas, e pela enfermeira Sara Jane.

Aos vacinadores e no momento da triagem para vacinação, cada aluno, teve que apresentar um comprovante de autorização dos pais e ou responsáveis, carteira de vacinação e documentos de identificação para serem imunizados.

A estudante do terceiro ano, Maria das Vitórias, de 18 anos, disse que por conta do ensino em tempo integral, estava com a terceira dose de reforço atrasada e essa ação de vacinação dentro da escola foi fundamental para se sentir mais segura e protegida.

“Foi muito bacana, até porque, nós que estudamos em tempo integral não temos muito tempo para ir até uma unidade de saúde se vacinar durante a semana. Essa iniciativa da prefeitura vai garantir que todos nós nos sintamos ainda mais seguros e protegidos”, falou a estudante.

bf5b3ff1 d143 4ff1 b9a3 5a6c87bd7bd6
Estudante do terceiro ano, Maria das Vitórias, de 18 anos, disse que essa ação de vacinação dentro da escola foi fundamental para se sentir mais segura e protegida (Foto: Assecom)

Segundo a bibliotecária Edileuza Alencar, do Instituto Educacional, que solicitou as equipes de saúde da prefeitura, a ideia de trazer a vacinação para dentro da escola, surgiu após as aulas serem suspensas por 10 dias no meio do ano passado, quando alguns alunos testaram positivo para a doença.

“Nós percebemos que muitos dos nossos estudantes não haviam, sequer, tomado a primeira dose. E outros que se vacinaram, não haviam tomado a segunda dose e nem as doses de reforço. Para evitar que nossas alunos sejam contaminados e termos que suspender as aulas novamente, tivemos essa ideia de pedir para a Saúde do município vir até aqui e imunizar todo mundo, porque a vacina é a única arma eficaz que temos contra essa doença”, ressaltou a bibliotecária.

Para a coordenadora da Urap Vila Ivonete, Franciana Dantas, esse trabalho de imunização em parceria com as escolas é muito importante para que todos possam ser imunizados e até para que o calendário escolar não seja prejudicado e os alunos contaminados pelo vírus.

“Nós da secretaria municipal de saúde sempre estaremos à disposição e de portas abertas para atender ao público estudantil e outros. Atender bem e levar saúde com dignidade para todos é uma determinação do nosso prefeito Tião Bocalom”, disse Franciana.

Além dos alunos do Instituto de Educação Lourenço Filho, todos os funcionários que estavam com o esquema vacinal pendente, também foram imunizados contra o coronavírus.

Outras notícias...