Prefeitura lança Manual de Licitações para modernizar e padronizar processos administrativos
A Prefeitura de Rio Branco deu um importante passo rumo à modernização da administração pública ao lançar, oficialmente, o Manual de Licitações do município. A iniciativa visa padronizar, simplificar e otimizar todos os processos de licitação e contratação de bens, serviços e obras em todas as secretarias municipais.
O manual, elaborado pelo servidor Fabiano Lira, foi instituído por meio de decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom e agora passa a ser o instrumento oficial a ser seguido por todos os órgãos da administração municipal.
Durante a apresentação do documento, o prefeito destacou a importância da medida para garantir maior eficiência e transparência no uso dos recursos públicos.
Nosso objetivo é gastar bem o dinheiro público e garantir mais obras e serviços à nossa população”, destacou o prefeito (Rodilson Bardales/Secom)
“O que temos procurado fazer na nossa gestão é atualizar todo o nosso trabalho. Já aderimos à nova Lei de Licitações desde o fim de 2023, e agora temos esse manual que vai servir como livro de cabeceira para todas as secretarias que fazem contratações — afirmou Bocalom. — Nosso objetivo é gastar bem o dinheiro público, evitando desperdícios e garantindo mais obras e serviços à nossa população”, complementou o gestor.
O prefeito ainda elogiou o trabalho de Fabiano Lira, responsável pela sistematização do conteúdo do manual e ressaltou que a Prefeitura de Rio Branco tem se destacado como uma gestão inovadora, com uma equipe técnica capacitada.
Fabiano, ressaltou o desafio de elaborar um documento técnico e acessível, e explicou os objetivos centrais da obra.
“A licitação é considerada o principal gargalo da administração pública”, disse Fabiano. (Rodilson Bardales/Secom)
“A licitação é considerada o principal gargalo da administração pública por sua complexidade e pelos atrasos que pode causar. Com esse manual, a gente oferece um passo a passo claro, que mostra que é possível fazer licitações de forma simples, eficiente e dentro da legalidade” — explicou.
Segundo o autor, o material traz orientações detalhadas sobre todos os documentos, etapas e cuidados que os órgãos públicos devem seguir nos processos de contratação, o que promete agilizar os trâmites internos e reduzir a burocracia.
O manual será distribuído a todas as secretarias e órgãos da administração municipal e servirá como guia oficial para os processos de compras públicas em Rio Branco. A expectativa é que a iniciativa contribua para tornar a gestão mais ágil, transparente e eficiente, beneficiando diretamente a população.