Investimento garante mais conforto, segurança e dignidade no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
A Prefeitura de Rio Branco entregou, na tarde desta terça-feira (30), a reforma e ampliação da Casa Abrigo Dra. Maria Tapajós, unidade de referência no acolhimento institucional de crianças e adolescentes. A obra foi executada com recursos federais, aliados à contrapartida de recursos próprios do município, garantindo melhorias que proporcionam mais conforto, segurança e dignidade às acolhidas.
O prefeito destacou a importância de oferecer um ambiente adequado, humanizado e acolhedor às meninas e adolescentes atendidas pela unidade. (Foto: Vitória Souza/Secom)
Durante a solenidade de entrega, o prefeito Tião Bocalom destacou a importância de oferecer um ambiente adequado, humanizado e acolhedor às meninas e adolescentes atendidas pela unidade.
“Não tenho dúvida nenhuma: nós precisamos dar dignidade a todas as crianças e jovens. Essas meninas que vão usar esse ambiente são pessoas que, muitas vezes, estão à margem da família e por isso vêm para cá. Precisamos fazer o máximo por elas. Do jeito que está agora, reformado, não tenho dúvida de que elas vão se sentir muito melhor. Esse é o nosso objetivo: cuidar de crianças e adolescentes. Colocamos mais que o dobro do recurso federal para concluir tudo. Graças a Deus, agora esse ambiente é mais digno para essas crianças e jovens”, afirmou o prefeito.
“A Prefeitura deu toda a estrutura e todo o apoio, e a reforma deu certo”, destacou o promotor de Justiça Iverson Rodrigo Bueno. (Foto: Vitória Souza/Secom)
A reforma contou com o acompanhamento da Promotoria da Infância e da Adolescência do Ministério Público do Acre (MPAC), reforçando a importância de um acolhimento pautado na garantia de direitos e na proteção integral.
“A gente discute isso há muito tempo. Há anos existe uma ação do Ministério Público sobre a reforma e a humanização do acolhimento aqui da Maria Tapajós. Agora conseguimos executar. A Prefeitura deu toda a estrutura e todo o apoio, e a reforma deu certo. Percebemos que o espaço está muito mais humanizado para receber as adolescentes. Muito obrigado”, destacou o promotor de Justiça Iverson Rodrigo Bueno.
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos, ressaltou o compromisso da gestão com a proteção integral de crianças e adolescentes. (Foto: Vitória Souza/Secom)
O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos, ressaltou o compromisso da gestão com a proteção integral de crianças e adolescentes.
“Estamos muito felizes. A Casa Maria Tapajós está totalmente revitalizada e vai trazer conforto, segurança, lazer e um ambiente mais didático para nossas crianças. A gestão Bocalom é considerada um governo voltado para as crianças. Um exemplo é o programa Família Acolhedora, que já inseriu 14 crianças em lares familiares. Esta casa é mais uma demonstração desse compromisso. Vamos continuar trabalhando, porque essas pessoas precisam que o poder público as enxergue.”
“Nós, da Câmara Municipal, estamos atentos e colaborando para garantir todas as condições de acolhimento, para que essas crianças e adolescentes possam restabelecer suas vidas, ingressar no mercado de trabalho, constituir famílias e ter uma vida digna”, disse Joabe. (Foto: Vitória Souza/Secom)
O presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira, também destacou a relevância da iniciativa.
“A reforma e ampliação da Casa Maria Tapajós mostram o compromisso que devemos ter em tratar crianças e adolescentes como prioridade. Nós, da Câmara Municipal, estamos atentos e colaborando para garantir todas as condições de acolhimento, para que essas crianças e adolescentes possam restabelecer suas vidas, ingressar no mercado de trabalho, constituir famílias e ter uma vida digna.”