Prefeitura de Rio Branco continua com a vacinação antirrábica em pontos fixos da capital

VACINACAO ANTIRRABICA HORTO ED 08.10 13
Equipes de busca ativa também percorrem os bairros para garantir que nenhum animal de estimação deixe de ser vacinado (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco tem realizado uma importante campanha contra a raiva canina e felina tanto urbana, quanto rural, na capital acreana. Desde o mês de agosto equipes do Departamento de Controle de Zoonoses, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) têm trabalhado nos finais de semana para imunizar cães e gatos, em pontos fixos da cidade.

A ação não para por aí. Durante a semana, equipes de busca ativa também percorrem os bairros, garantindo que nenhum animal de estimação deixe de ser vacinado. A dona de casa Leia Peixoto, trouxe a Lisa, a cachorrinha de estimação da família, para tomar a vacina.

“Todos os anos ela é vacinada para evitar transmitir doenças com a raiva.”

“Isso é mesmo que ser um filho pra gente. A gente cria isso aqui com amor”, enfatizou o aposentado Edilberto Bomfim.

VACINACAO ANTIRRABICA HORTO ED 08.10 2
Joel: “Vamos alcançar um bom número de animais vacinados em Rio Branco (Evandro Derze/Assecom)

Para o coordenador de bem-estar animal Joel Pereira, o foco da campanha é vacinar o maior número de animais.

“A população tem procurado bem. A gente tem alcançado um número bom. Ainda não está da melhor maneira possível, mas até o final eu creio que a gente vai alcançar um bom número de animais vacinados em Rio Branco.”

A raiva é uma doença perigosa, tanto para os animais, quanto para os seres humanos. A prefeitura trabalha para alcançar a meta de vacinar 80% da população canina e felina da cidade, o que equivale a cerca de 38 mil animais. Essa iniciativa é um grande passo para garantir a segurança dos animais de estimação e, ao mesmo tempo, proteger as comunidades. A vacinação neste fim de semana ocorreu no Horto Florestal, no Point do Pato e na praça Jhon Lennon no Tropical. A veterinária Siham Kassab, falou da importância dessas vacinas para os animais e para as pessoas.

VACINACAO ANTIRRABICA HORTO ED 08.10 19
Siham: “A vacina é a única coisa que protege a gente e os animais de contrair o vírus da raiva” (Evandro Derze/Assecom)

“A vacina antirrábica é a única coisa que protege a gente e os animais de contrair o vírus da raiva. O vírus da raiva é um vírus letal, ele causa morte tanto nos animais, quanto em humanos e é uma zoonose. Então a gente precisa muito ter esse cuidado e esse controle pra manter nossa cidade livre dessa doença.”

Outras notícias...