A produção de grãos em Rio Branco ganha novo fôlego com o fortalecimento do projeto “Produzir para Empregar”, desenvolvido pela Prefeitura da capital acreana. A iniciativa, que já beneficia mais de 2.500 famílias de agricultores cadastrados, acaba de dar um passo importante com a colheita das primeiras sementes de arroz, resultado de uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Nessa sexta-feira (23), o prefeito Tião Bocalom e o vice-prefeito Alysson Bestene acompanharam de perto a colheita das sementes, que agora passarão por seleção antes de serem distribuídas a cerca de 100 produtores familiares interessados em aderir ao projeto.
O secretário municipal de Agropecuária, Eracides Caetano, destacou o apoio contínuo que a atual gestão tem dado aos agricultores desde o início do mandato anterior. “Estamos garantindo apoio técnico, mecanização agrícola, doação de mudas de café e milho, calcário, além da recuperação de ramais para facilitar o escoamento da produção”, afirmou.
Segundo Caetano, o objetivo da parceria com a Embrapa é ambicioso: tornar o Acre autossuficiente na produção de arroz. “A gente quer aqui tornar o Acre autossuficiente em produção de arroz. Essa distribuição de sementes é o início desse processo”, explicou.
Durante a visita ao local da colheita, o prefeito Tião Bocalom enfatizou a importância do investimento em produção própria de alimentos. “Olha a riqueza aqui! Isso aqui é comida, é segurança alimentar. O nosso Acre precisava de um choque desse tipo”, declarou. Bocalom também criticou modelos de gestões passadas que, segundo ele, tornaram o estado dependente do mercado externo. “Nunca tivemos uma área de produção de sementes como essa para distribuir aos nossos agricultores familiares”, completou.
Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Rio Branco aposta no fortalecimento da agricultura familiar e na retomada da produção local como caminhos para a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável na região.