Educação e cuidado com os animais: projeto une Prefeitura de Rio Branco e Ufac no Parque Chico Mendes

Ação da Prefeitura e Ufac no Parque Chico Mendes promove o bem-estar de pessoas e animais

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Parque Ambiental Chico Mendes e da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, ambos vinculados à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, lançou, nos dias 12 e 13, o projeto “Macacos do Chico: educar para conservar”.

Macacos do Chico Val Fernandes 28
Projeto “Macacos do Chico: educar para conservar”, no Parque Ambiental Chico Mendes. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A ação é voltada principalmente ao público escolar, mas aberta a toda a comunidade. A iniciativa ofereceu dois dias de atividades educativas, lúdicas e interativas, com apresentações teatrais, jogos ambientais, desenhos e visitas orientadas ao zoológico. O objetivo é sensibilizar crianças, jovens e visitantes sobre a importância da conservação da fauna amazônica e do cuidado com os animais silvestres.

Foto do Parque Ambiental Chico Mendes, projeto Macacos do Chico
A ação é voltada principalmente ao público escolar, mas aberta a toda a comunidade. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A iniciativa é promovida em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), dentro do projeto de extensão “Primatas neotropicais sob cuidados humanos: bem-estar animal e educação ambiental”, coordenado pela professora Débora Almeida, do curso de Medicina Veterinária.

Foto de primata no Parque Ambinetal Chico Mendes
A iniciativa é promovida em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), dentro do projeto de extensão “Primatas neotropicais sob cuidados humanos: bem-estar animal e educação ambiental”. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O projeto atua em dois eixos principais: o enriquecimento ambiental, que visa promover o bem-estar dos macacos-cairara (Cebus unicolor) que vivem no Parque, e a educação ambiental, que busca aproximar a comunidade da conservação da fauna amazônica e do papel dos primatas nos ecossistemas locais.

Foto dos alunos da rede municipal de educação
Durante o lançamento, alunos da rede pública municipal e estadual participaram do evento, conhecendo de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais e estudantes envolvidos no projeto. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Durante o lançamento, alunos da rede pública municipal e estadual participaram do evento, conhecendo de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais e estudantes envolvidos no projeto. As crianças se encantaram com os macaquinhos e outros animais do parque, aprendendo sobre a importância da preservação da fauna e da flora amazônica. A atividade prática despertou o interesse dos jovens pela ciência, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Foto de alunos da rede municipal
A atividade prática despertou o interesse dos jovens pela ciência, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. (Foto: Val Fernandes/Secom)

De acordo com a professora Débora Almeida, da Universidade Federal do Acre (Ufac), o projeto é resultado de uma cooperação institucional que une ensino, pesquisa e extensão.

Foto de Débora Almeida
De acordo com Débora Almeida, da Universidade Federal do Acre (Ufac), o projeto é resultado de uma cooperação institucional que une ensino, pesquisa e extensão. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Esse é um projeto muito importante. Ele é institucionalizado pela Universidade Federal do Acre, mas buscamos a parceria com o Parque Ambiental Chico Mendes e com a Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal para somar esforços. O projeto tem três etapas: a formação teórica e prática dos alunos, o enriquecimento ambiental dos recintos e a conscientização do público, especialmente crianças das escolas municipais e estaduais”, explicou a professora.

Foto de aliunos da rede estadual presentes no evento Macacos do Chico
Débora destacou ainda que as atividades permitem aos estudantes de Medicina Veterinária e Biologia aplicarem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Débora destacou ainda que as atividades permitem aos estudantes de Medicina Veterinária e Biologia aplicarem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula, enquanto a comunidade escolar vivencia experiências diretas com a natureza.

Foto de primata no Parque Ambinetal Chico Mendes
“As crianças observam o comportamento dos animais e aprendem sobre a importância da fauna e da floresta em pé”, acrescentou Débora. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“As crianças observam o comportamento dos animais e aprendem sobre a importância da fauna e da floresta em pé para a saúde ambiental e humana”, acrescentou.

Foto de Josleine Guimarães
A gerente do Parque, Joseline Guimarães, ressaltou a relevância da ação para o fortalecimento da educação ambiental no município. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A gerente do Parque, Joseline Guimarães, ressaltou a relevância da ação para o fortalecimento da educação ambiental no município. “Esse projeto representa um avanço importante para o Parque. A parceria com a Ufac e com os cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas fortalece nossa função educativa. O Parque é um verdadeiro laboratório a céu aberto, e os animais que aqui vivem, mesmo fora da natureza, têm uma função essencial de ensinar às crianças a importância da conservação”, afirmou Guimarães.

Foto dos estudantes municipais no Parque Chico Mendes
O projeto “Macacos do Chico: educar para conservar” reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a educação ambiental. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O projeto “Macacos do Chico: educar para conservar” reafirma o compromisso da Prefeitura de Rio Branco com a educação ambiental, o bem-estar animal e a formação de uma geração mais consciente sobre o papel de cada cidadão na preservação da Amazônia.

,

Outras notícias...