Festival da Macaxeira de Rio Branco promete atrair grande público para o concurso da maior mandioca

Concurso de Mandioca promete surpreender público com gigantes da terra

O Festival da Macaxeira, realizado anualmente pela Prefeitura de Rio Branco, promete mais uma vez atrair um grande público para a disputa da maior mandioca.

No ano passado, o concurso da maior macaxeira chamou a atenção de produtores rurais e do público em geral, com duas modalidades: a da maior macaxeira e a da mandioca mais pesada. A competição se mostrou um grande sucesso, com exemplares impressionantes tanto pelo tamanho, quanto pelo peso.

José Ferreira, produtor rural do Ramal Everardo, no Catuaba, foi um dos vencedores do ano passado, conquistando o título de maior macaxeira com um exemplar extraordinário. Em entrevista, Ferreira mostrou confiança em repetir o sucesso este ano, enquanto mostrava uma de suas plantas que, segundo ele, poderia alcançar até dois metros de comprimento.

Festival da Macaxeira 1
“Raramente você acha uma macaxeira desse porte aqui e peso, é difícil de achar”, destacou o produtor. (Foto: Wilkes Silva/Secom)

Em busca da vitória também na categoria da mandioca mais pesada, José Ferreira tem, em seu quintal, uma macaxeira que já impressiona pela expectativa de peso: mais de 10 quilos. “Acho que dá para concorrer. Com certeza. Porque raramente você acha uma macaxeira desse porte aqui, desse peso. É difícil de achar”, destacou o produtor.

O concurso da mandioca, além de ser uma grande atração para o público, tem um papel fundamental em valorizar a agricultura familiar e fortalecer a economia local, o agronegócio. A macaxeira, ingrediente básico da culinária acreana, é símbolo de tradição e cultura regional. O evento reúne famílias, promove entretenimento e reforça a conexão entre o campo e a cidade.

Eracides secretario foto val fernandes 13
“Só nessa região, temos cerca de 20 casas de farinha que produzem goma e farinha de macaxeira”, afirmou Caetano. (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Eracides Caetano, secretário municipal de Agropecuária, afirmou que a expectativa para este ano é de uma competição ainda mais acirrada e interessante.

“Esse concurso vem justamente para incentivar o produtor agrícola que trabalha com macaxeira. A maioria dos agricultores aqui, especialmente na área do Belo Jardim, dedica-se a essa cultura. Só nessa região, temos cerca de 20 casas de farinha que produzem goma e farinha de macaxeira”, afirmou Caetano.

O Festival da Macaxeira é, portanto, mais do que um evento de diversão; é uma oportunidade de reconhecer o trabalho dos produtores rurais e de celebrar a importância da macaxeira para a identidade cultural e econômica do Acre.

,

Outras notícias...