O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, participou na noite desta segunda-feira (1º), da aula inaugural do programa Formar para Incluir, promovido pelo Instituto Federal do Acre (IFAC).
A iniciativa contempla dois cursos profissionalizantes – Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos – ambos com carga horária de 180 horas, o equivalente a quatro meses e meio de formação. Os cursos são realizados na modalidade de Educação a Distância (EaD) e têm como foco principal a qualificação dos servidores municipais, mas também estão abertos ao público em geral. O programa alcançará os 22 municípios do Acre e é fruto de parceria com a Amac e com as Secretarias Municipais de Educação.

Durante a cerimônia, o prefeito Tião Bocalom destacou a importância da iniciativa. “Como presidente da Amac, eu estou muito feliz que o IFAC tenha tido esta iniciativa. Tenho certeza de que vamos poder contar com profissionais cada vez mais capacitados atuando nas nossas prefeituras, na área de RH e Administração. Além dos servidores municipais, outras pessoas também terão acesso a essa oportunidade, e isso é o mais importante”, afirmou o gestor municipal.

O coordenador-geral do programa, Mário Sérgio Lobão, explicou que a ação é resultado de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, e ressaltou o alcance social da iniciativa.
“Os cursos serão ofertados nos 22 municípios do estado, em parceria com a Amac e com as Secretarias Municipais de Educação. Agradecemos ao prefeito Tião Bocalom pelo apoio e pela parceria que possibilitaram reunir os alunos e realizar o processo seletivo”, disse.
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a qualificação profissional e a inclusão social, promovendo oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para servidores e comunidade em todo o Acre.