Defesa Civil Municipal emite alerta amarelo após rápida subida do Rio Acre e grande fluxo de balseiros

Prefeitura intensifica monitoramento do rio e alerta sobre orientações para garantir a segurança da população

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, emitiu na manhã desta sexta-feira (14), um alerta amarelo para condutores e proprietários de embarcações que navegam pelo Rio Acre. A orientação é para que todos redobrem a atenção devido ao aumento repentino do nível do rio e ao grande volume de balseiros que descem pela correnteza.

Foto da estação de tratamento na captação de água no Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco emitiu um alerta amarelo para condutores e proprietários de embarcações que navegam pelo Rio Acre. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Nas últimas 12 horas, o Rio Acre registrou elevação de 1,45 metro, acompanhada por grande quantidade de troncos e galhadas arrastados pela força da água. Esse cenário dificulta a navegação, compromete a ancoragem das embarcações e aumenta significativamente o risco de acidentes.

Alerta amarelo apos rapida subida do Rio Acre 10
Em medição realizada na manhã desta sexta-feira, o Rio Acre atingiu 4,96 metros. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A rápida subida do rio também afetou o sistema de abastecimento de água da capital. Segundo o gerente técnico de manutenção do Saerb, Éder Franco, as equipes atuaram durante toda a noite para minimizar os impactos causados pela forte correnteza.

Na medição realizada na manhã desta sexta-feira (14), o Rio Acre atingiu 4,96 metros. A grande quantidade de balseiros atingiu as estruturas de captação, o que exigiu, por segurança, a interrupção temporária do funcionamento das duas estações de tratamento. A pausa permitiu a limpeza, o reforço dos cabos de aço e a amarração dos flutuantes. O trabalho se estendeu até as 4h30 da manhã.

Alerta amarelo apos rapida subida do Rio Acre 2
A ETA 2, responsável por abastecer cerca de 75% da cidade, já foi religada, mas opera com vazão reduzida. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

A ETA 2, responsável por abastecer cerca de 75% da cidade, já foi religada, mas opera com vazão reduzida. A turbidez da água ultrapassou 4 mil NTU, o que obrigou a diminuição da capacidade de 1.050 litros por segundo para 800 litros por segundo, assegurando a qualidade do tratamento.

Já a ETA 1 permanece em manutenção. As equipes trabalham para concluir a limpeza até o início da tarde, quando a unidade deverá ser religada assim que as condições forem normalizadas.

Alerta amarelo apos rapida subida do Rio Acre 9
Segundo o gerente técnico de manutenção do Saerb, Éder Franco, as equipes atuaram durante toda a noite para minimizar os impactos causados pela forte correnteza. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“Com esse aumento do nível do Rio Acre, houve também aumento da turbidez, que passou dos 4 mil. Por isso, tivemos que reduzir a vazão, de 1.050 para 800 litros por segundo, para garantir condições adequadas de tratamento dessa água”, destacou Éder Franco, gerente técnico de manutenção do Saerb.

Outras notícias...