Prefeitura de Rio Branco prorroga situação de emergência por mais um ano e reforça ações de atendimento à população

Medida garante continuidade de ações emergenciais diante das cheias do Rio Acre e amplia respostas nas áreas de saúde, assistência e infraestrutura

A Prefeitura de Rio Branco prorrogou por mais um ano o decreto que declara situação de emergência no município em razão das cheias do Rio Acre. O decreto original, publicado em 14 de março de 2025, tinha validade de um ano e foi estendido diante da permanência das condições de anormalidade enfrentadas pela capital, que já registra a sexta alagação consecutiva.

A prorrogação foi assinada pelo prefeito durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (29), em seu gabinete, com a presença de secretários municipais que integram a gestão. A medida possibilita a manutenção e ampliação de ações emergenciais voltadas à proteção da população, especialmente das famílias afetadas pelas enchentes.

Situacao de emergencia por mais um ano 2
Prorrogação foi assinada pelo prefeito durante coletiva de imprensa realizada nesta manhã, em seu gabinete, com a presença de secretários municipais que integram a gestão. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o prefeito, a decisão considera a continuidade do cenário de risco e a necessidade de garantir respostas rápidas e eficazes. “Estamos declarando a permanência da situação de anormalidade caracterizada pela emergência decretada em 14 de março de 2025. Com essa prorrogação por mais um ano, conseguimos incluir novas ações, inclusive na área da saúde, assegurando atendimento emergencial à população”, explicou.

Situacao de emergencia por mais um ano 3 e1767037030473
O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou que a prorrogação do decreto é fundamental para dar suporte legal às ações da gestão, tanto na zona urbana, quanto na rural. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou que a prorrogação do decreto é fundamental para dar suporte legal às ações da gestão, tanto na zona urbana, quanto na rural. “Apesar do decreto anterior ainda estar em vigor, é necessário manter formalmente a situação de emergência. O município enfrenta ciclos de seca e inundação, além de danos estruturais como ruas rompidas e crateras abertas pelas chuvas, que demandam tempo e recursos para recuperação”, ressaltou.

A prorrogação do decreto se fez necessária diante da situação emergencial vivenciada pela população de Rio Branco em decorrência da cheia do Rio Acre, permitindo a continuidade de medidas excepcionais indispensáveis à resposta eficaz ao desastre, como a agilização na contratação de serviços, execução de obras essenciais e fortalecimento das ações de assistência às famílias atingidas.

Outras notícias...