Prefeitura promove Semana do Cadastro Cultural e faz programação em parceria com o Hemoacre

FGB e Hemoacre promovem atividade de coleta de sangue com doação voluntária (Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco está com uma programação especial para incentivar o cadastramento de agentes culturais. É a Semana do Cadastro Cultural. Por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), em parceria com o Hemoacre, a prefeitura promoveu, nesta terça-feira (19), uma atividade de coleta de sangue, por meio de doação voluntária.

A ação é uma busca ativa de agentes culturais do município de Rio Branco que não estão inscritos no Cadastro Cultural da FGB. Durante toda a manhã, a equipe do Hemoacre fez coleta de sangue em frente à FGB no Manoel Julião. Os fazedores de cultura, amigos, familiares e moradores do conjunto puderam participar da atividade.

Rodrigo Martins doou sangue pela primeira vez e gostou de praticar o ato solidário.

“É muito importante a gente fazer essa parceria de doação. Se eu estou vindo fazer uma doação aqui hoje, estou conseguindo influenciar várias pessoas que podiam também vir. Eu acho que é muito importante fundamental. Hoje em dia a gente pode salvar vidas.”

Para se tornar um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e no dia que for doar estar bem alimentado. Josiane Amorim, que faz parte da equipe de capacitação de doadores, disse que esse tipo de parceria vem fortalecer o banco de sangue que todos os dias precisa ser renovado.

“Vale ressaltar que essas parcerias nos ajudam nas coletas voluntárias. No ônibus, as pessoas que doam são voluntárias e este estoque voluntário é o que realmente segura o nosso estoque interno”, diz Josiane.

O diretor-presidente da FGB, Andesson Nascimento, informou que a fundação busca por pessoas que criem e executem projetos culturais para poder participar dos editais das leis de incentivos e que, com essa parceria, a população também pode ser beneficiada.

“E aí você junta duas situações: a primeira, o cadastro cultural, que é fundamental para o fazedor de cultura participar dos editais, e a oportunidade também de fazer uma doação de sangue e fazer algum tipo de benefício para a população.”