Prefeito participa do tradicional desfile cívico e militar na capital

Avenida ficou repletza de pessoas orgulhosas em ver história e cultura do país (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O desfile de 7 de setembro em Rio Branco, que celebra a independência do Brasil, foi realizado com a participação de escolas, instituições e grupos militares e civis. O desfile encantou os espectadores com suas apresentações emocionantes e demonstrações de patriotismo. A avenida Getúlio Vargas, tradicional palco do desfile de 7 de setembro na capital, ficou repleto de pessoas orgulhosas em ver a história e a cultura do país sendo representadas de forma tão vibrante. O prefeito Tião Bocalom participou do ato cívico ao lado de autoridades do estado.

“Essa comemoração é muito importante, e eu venho prestigiar a minha filha, que é do Colégio Militar, mas todo brasileiro deveria fazer isso nesse dia importante”, disse a artesã Ester Nobre. Já a administradora Márcia Hocbakc, cujo filho estuda na Escola dos Bombeiros enfatiza que o desfile é “sempre uma exaltação a pátria e muito lindo”.

Aos 78 anos, Francisco Pereira, militar aposentado, diz que desfilou muito nessa mesma avenida na década de 1960 e hoje prestigia o evento com muito orgulho e emoção. “Desde 60, quando eu era militar, e hoje estou até estou emocionado por causa disso. Vim prestigiar, porque eu tenho um neto que está desfilando”, relembra reconhecendo que o ato é um encontro de gerações.

O governador Gladson Cameli que iniciou o desfile em carro aberto disse que a data nos lembra que é preciso “manter a democracia, a liberdade de expressão, respeitar as opiniões”. “E que a gente possa juntos construir um país mais justo, menos desigual, para que a gente, governantes, homens públicos, possamos cumprirmos com o nosso papel constitucional”, pontuou.

O Exército Brasileiro fez a abertura dos desfiles com as tropas militares. Em seguida veio as instituições sociais como a Apae, Escoteiros e alunos de escolas militares. A Polícia Militar fez a demonstração da sua força com desfile de homens e veículos utilizados no policiamento ostensivo. A Polícia Penal fez demonstração da atuação nos presídios como o combate a motins e rebeliões. O helicóptero da Segurança Pública encerrou o desfile com um sobrevoo no local.

Ao chegar na avenida, o prefeito Tião Bocalom foi recebido com carinho pelo público. Para ele, a data de 7 de setembro deveria e precisa continuar sendo o tempo todo comemorado. “Nós precisamos despertar cada dia mais o civismo na nossa população. Nós precisamos gostar do Brasil, nós precisamos gostar do nosso estado, do nosso município, do lugar que gente mora”.

O prefeito, que também representa a Associação dos Prefeitos do Acre (Amac), falou sobre a independência econômica dos municípios, tema muito discutido hoje no cenário político econômico do país.

“O 7 de Setembro também representa a independência política do Brasil, mas que o Acre, Rio Branco, os nossos municípios, precisam ter a sua independência econômica, haja vista o que está acontecendo com os nossos municípios brasileiros, com a economia descendo de morro abaixo, os municípios estão sofrendo muito, porque criaram-se diversas despesas, botaram nas costas dos municípios, e as receitas não vêm aumentando como vinham de ”, enfatiza o prefeito.

Ele esclareceu que, de 2020 para 2021, houve um aumento de 25%. De 2021 para 2022 apenas 18% e em 2023 não houve aumento de receita, listando como despesas para os municípios aumentos salariais para trabalhadores das áreas da saúde e da educação. “O grande grito dos municípios nesse momento, que dependem exclusivamente do FPM, é exatamente esse. Eles não conseguem sobreviver”, disse Bocalom.

Outras notícias...