A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou nesse sábado (26), mais uma edição do tradicional Arraial do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosmo Morais, localizado no bairro Calafate.
A festa mal tinha começado e os idosos já estavam chegando e sentando nas mesas, acompanhados de amigos e familiares. O arraial, organizado com todo carinho, tinha na programação a venda de comidas típicas, bingo, música boa e muito, mas muito forró.
Segundo a secretária da SASDH, Suellen Araújo, uma das prioridades da gestão é proporcionar às pessoas da terceira idade, boa qualidade de vida e esse evento vem para renovar as energias, confraternizar com os amigos e aproveitar a vida.
“O arraial é só uma forma de aproximar eles, promover esses encontros, nesse calor, tirar eles de dentro de casa, para que eles se interajam e que também tragam a família, a vizinha, porque também vai pro bairro”, disse.
Dona Maria do Carmo frequenta o Centro do Idoso há pelo menos cinco anos. Ela contou que participar das atividades realizadas pelo espaço sempre foi um desejo e isso só foi possível depois que ela se mudou para um local mais próximo.
“É muito bom porque as pessoas fazem exercício, melhora muito a saúde. Sobre o arraial é a primeira vez que estou participando. Estou gostando”, declarou.
Segundo o aposentado Hidelbrando Machado, participar das atividades do Centro do Idoso fez com que ele melhorasse a saúde. Ele sofria com muitas dores na articulação. O idoso destacou que o centro trouxe de volta sua qualidade de vida.
“Eu agradeço a Prefeitura de Rio Branco, principalmente na pessoa do seu prefeito que está proporcionando essas atividades e que também já mandou ajeitar esse espaço que está uma maravilha”, enfatizou.
Seu Francisco Xavier participa do centro há 8 meses. Ele contou com alegria que tem gostado muito das aulas e que só falta quando está realmente doente. O idoso confessou que uma de suas paixões é dançar um forrozinho.
“Eu quero agradecer a prefeitura que deu essa oportunidade para fazermos nossa academia. Quando estou com saúde eu sempre venho.”
A coordenadora do Centro, Emiliana Dantas, falou sobre as atividades realizadas com a terceira idade e frisou que as portas do Centro estão abertas para qualquer idoso que queira participar.
“É só chegar. A gente fica no final do Calafate e estamos abertos a receber todos os idosos, sendo participantes ou não dos centros, outros Cras, somos diferenciados porque somos o centro específico dos idosos, mas não apenas dos que moram no Calafate, mas também de todo município de Rio Branco”, explicou.