Prefeitura de Rio Branco promove manhã de atividades no Centro do Idoso

Atividade contou com participação dos acolhidos na Unidade de Acolhimento Dona Elza (Foto: Assecom)

O Centro de Convivência da Pessoa Idosa é um equipamento da Prefeitura de Rio Branco, administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), destinado ao bem estar dos idosos, que realiza atividades integradas diárias de convivência, socialização, saúde, educação, cultura e lazer.

A atividade dessa quinta-feira (27), contou com a participação especial dos acolhidos na Unidade de Acolhimento Dona Elza, abrigo municipal que acolhe pessoas em situação de rua.

Exercícios conduzidos pelo profissional de Educação Física da SASDH, Weverton Rocha e o forró organizado em parceria com a Fundação Garibaldi Brasil (FGB), garantiram a movimentação dos participantes. Antes das atividades foi servido um tradicional lanche.

Emiliana Dantas, coordenadora do Centro de Referência da Pessoa Idosa, explica a necessidade de proporcionar momentos de interação entre os grupos como forma de promover a inclusão social, combater o isolamento e estimular o bem estar físico e emocional de todos.

“Estamos sempre buscando integrar diferentes grupos, para que saibam que existem outras pessoas, em outras condições, com quem podem trocar experiências e socializar. Hoje o nosso grupo de idosos está fazendo o papel do acolhimento, oferecendo um pouco do aconchego que recebem quando entram no centro, para essas pessoas que não possuem vínculos de convivência dentro da sociedade”.

Marisa Mendonça, aposentada, de 76 anos, garante que aprendeu muito durante as atividades do dia.

“Eu vim para ensinar e aprender. Hoje estamos aprendendo com os colegas que vieram fazer essa visita. Temos que saber agradecer pelo que temos. Fiquei feliz quando vi eles participando junto com a gente”.

Frequentador assíduo do centro do idoso, o senhor Luizinho Matos, de 76 anos, garante que conta as horas para participar das atividades.

“Eu moro sozinho, e quase não tenho o que fazer no final de semana, então eu fico esperando a semana começar de novo pra participar do grupo, dançar, conversar, ter diversão. Aqui sempre tem música e um professor para fazer exercícios que ajuda muito na nossa qualidade de vida, porque idoso não pode ficar parado né”.

Vale ressaltar que o Centro de Convivência da Pessoa Idosa Cosme Morais está localizado no bairro Calafate, mas é um centro do município e está aberto para receber idosos de todas as localidades.