Logo da Prefeitura

Vigilância Epidemiológica faz Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti em Rio Branco

Por 

|

às

Compartilhe:

WhatsApp Image 2021 04 29 at 12.28.39
Equipe coleta amostras em residências (Foto: Dircom)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, iniciou na última segunda-feira, 26 uma pesquisa rápida para identificar focos do Aedes aegypti, com objetivo de levantar informações sobre o índice de infestação predial pelo mosquito transmissor da dengue. A ação encerra no próximo dia 30.

A meta é vistoriar 9.477 imóveis durante os dias da pesquisa, a fim de inspecionar depósitos com água e demais criadouros em potencial para a reprodução do mosquito, por meio da coleta de larvas. A pesquisa indicará os bairros mais infestados, bem como os tipos de criadouros predominantes para a reprodução do vetor.

Segundo a chefe da Divisão e Controle de Endemias da Semsa, Eliane Pereira, a pesquisa é desenvolvida pelos Agentes de Endemias.

“É uma atividade de extrema importância entre as ações de controle das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, por tratar-se de uma ferramenta de avaliação do serviço de controle vetorial, e permitirá avaliar o resultado das ações desenvolvidas nos primeiros quatros meses do ano, e também, auxiliar na orientação das estratégias de controle da infestação pelo vetor, com base nas informações atuais sobre a infestação nos bairros do município”, disse Pereira.

Notícias relacionadas:

Outras notícias:

Prefeitura de Rio Branco atende famílias atingidas por fortes chuvas e ventos em 14 bairros da capital

Ação emergencial da Prefeitura registrou 19 ocorrências graves e garantiu aluguel social para

Enxerga Mais Rio Branco: Prefeitura entrega mais de 200 óculos e transforma a vida de estudantes e famílias

A Escola Mariana da Silva Oliveira recebeu a primeira entrega oficial de óculos

Primeiros ônibus novos da JTP começam viagem para Rio Branco e marcam nova fase do transporte coletivo da capital

Veículos foram produzidos pela indústria CAIO, em Botucatu (SP), e fazem parte da

Prefeitura de Rio Branco realiza ação de vacinação antirrábica, neste sábado, no Castelo Branco

Mobilização alusiva ao Dia Mundial contra a Raiva busca ampliar a proteção de

NOTA PÚBLICA