Vigilância Epidemiológica faz Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti em Rio Branco

Equipe coleta amostras em residências (Foto: Dircom)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, iniciou na última segunda-feira, 26 uma pesquisa rápida para identificar focos do Aedes aegypti, com objetivo de levantar informações sobre o índice de infestação predial pelo mosquito transmissor da dengue. A ação encerra no próximo dia 30.

A meta é vistoriar 9.477 imóveis durante os dias da pesquisa, a fim de inspecionar depósitos com água e demais criadouros em potencial para a reprodução do mosquito, por meio da coleta de larvas. A pesquisa indicará os bairros mais infestados, bem como os tipos de criadouros predominantes para a reprodução do vetor.

Segundo a chefe da Divisão e Controle de Endemias da Semsa, Eliane Pereira, a pesquisa é desenvolvida pelos Agentes de Endemias.

“É uma atividade de extrema importância entre as ações de controle das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, por tratar-se de uma ferramenta de avaliação do serviço de controle vetorial, e permitirá avaliar o resultado das ações desenvolvidas nos primeiros quatros meses do ano, e também, auxiliar na orientação das estratégias de controle da infestação pelo vetor, com base nas informações atuais sobre a infestação nos bairros do município”, disse Pereira.

Outras notícias...